Programa O Liberal na Escola: Rota do saber através da leitura.




Já se vão 17 anos que o Programa O Liberal na Escola foi lançado em Capanema, mas devido alguns pormenores, esteve ausente por algum tempo, entretanto, nunca deixou de ser comentado por quem é ligado aos setores da educação, uma vez que agora as ORM estão fortalecendo suas vertentes, interiorizando ainda mais as ações de incentivo a leitura, sobretudo a de jornal impresso em sala de aula. De posse de tantas riquezas culturais, o Jornal O Liberal, proporciona condições aos estudantes principalmente, que ao verificarem o conteúdo, podem desenvolver trabalhos através do que tiverem acesso e uma dessas construções pode sair de Capanema depois que encerrar o período de realização de oficinas, facilitadas por profissionais que atuam no jornal.

Experiência -  Na manhã desta quinta-feira (19), no Clube Nassau em Capanema, o programa foi apresentado a um grupo formado por profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Ensino. Fui convidado pelas ORM e pela Secretaria Municipal de Educação para interagir com o grupo de profissionais, destacando a importância do letramento através da leitura do jornal impresso, fator que considero fundamental para o desenvolvimento intelectual dos estudantes que estão sempre querendo conhecer algo mais.



Faço de público, agradecimento à Bethânia Nascimento, coordenadora do Programa O Liberal na Escola, por confiar no meu trabalho e inserir minha palestra na programação oficial de lançamento desse incremento que a empresa está destinando. Agradeço também a Kelly Savana, coordenadora local do programa e servidora da SEMED, por também ter me convidado para contribuir com minhas palavras carregadas de otimismo e de apoio ao programa. Sinto-me honrado e quando me dirigi ao público durante o evento, percebi que a mim foi destinada atenção especial, fator que me contemplou bastante, pois falar para uma seleta plateia formada por intelectuais, não é tarefa tão fácil.
Agradeço por fim aos meus colegas da Academia Capanemense de Letras e Artes, Rosilda Dax e Nilson Mesquita, que prestigiaram com suas presenças, assim como aos outros acadêmicos que postaram comentários com palavras apreciáveis, motivo de felicidade renovada. À minha querida e amada esposa Dalva que sempre assume o comando da assessoria quando participo de quaisquer que sejam os eventos. Espero contribuir outras vezes, tanto para o programa das ORM, como também para outros setores que destaquem educação, cultura e cidadania. Ao governo municipal, meus sinceros agradecimentos, fazendo menções ao prefeito Eslon Martins e ao vice-prefeito David Peixoto.


Poeta de Vanguarda - É tempo de poetar. É tempo de leitura diversificada. É tempo de vanguarda, e é tempo de incentivar as ações em favor da educação. O protagonismo que envolve as letras deve ser sempre incentivado, pois o Brasil está na rota do desenvolvimento educacional e a literatura tem avançado sobremaneira. O Programa o Liberal da Escola, é exemplo e modelo para o Brasil. Poderia ser copiado pelo MEC, por exemplo, para fazer parte da comissão de frente dos projetos elaborados.


Fotos: Nilson Mesquita