Vencedores do prêmio Dalcídio são agraciados com publicações

As comemorações pelo aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, que vão durar uma semana, iniciam hoje com um presente bastante adequado: às 19 horas, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, serão entregues os exemplares dos livros de autores vencedores da edição 2012/2013 do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura. São 16 obras de 15 autores paraenses e de outros estados, nas categorias conto, crônica, poesia e romance. No evento devem ser expostos os detalhes da próxima edição do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura.
Depois da espera, chegou o grande dia para os autores vencedores em 2012 e 2013 do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura terem em mãos suas publicações. O edital premia obras inéditas e escritas em língua portuguesa nas categorias: conto, crônica, poesia – essas três voltadas somente para autores paraenses ou residentes no Pará há mais de cinco anos – e romance – categoria de âmbito nacional. Em cada modalidade, uma obra é contemplada com uma tiragem de mil exemplares, além de premiação em dinheiro. A banca examinadora premia ainda uma segunda obra, em cada categoria, com Menção Honrosa. Neste caso, o escritor recebe apenas a tiragem de mil exemplares.
Outro detalhe do edital é que dos mil exemplares das obras vencedoras, 600 ficam com o autor e 400 são enviados a diversas bibliotecas paraenses pertencentes ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, possibilitando uma divulgação da literatura premiada para todo o Estado. O número agrada tanto a escritores de primeira viagem como a autores publicados anteriormente. Um membro do segundo grupo é o jornalista e ator Ailson Braga. Em 2002, Braga lançou o livro “Enquanto Chove”, resultado da bolsa-prêmio de literatura do Instituto de Artes do Pará. “Enquanto Chove” (2003), filme de Alberto Bitar e Paulo Almeida, é baseado no livro homônimo de Ailson Braga.