Belém festeja os 388 anos do Ver-o-Peso nesta sexta-feira



O principal cartão postal de Belém completa hoje 388 anos de muitas histórias e transformações que acompanharam Belém. Em uma área de 35 mil metros quadrados, o complexo do Ver-o-Peso abriga a maior feira livre a céu aberto da América Latina e oferece aos visitantes e trabalhadores um universo de cores, sabores, cheiros e significados. 
O espaço é ocupado por 1.588 permissionários, distribuídos na Feira do Ver-o-Peso, Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Pedra do Peixe e Feira do Açaí. São pelo menos 8 mil visitantes do Pará, de outros estados e países que circulam pelo local diariamente, nem que seja para fazer apenas um registro fotográfico às margens da baía do Guajará.
De segunda a segunda, 24 horas por dia, o Ver-o-Peso não para. Centenas de trabalhadores vendem frutas, verduras, legumes, carnes, mariscos, aves vivas, farinha, comidas regionais, ervas e cheiros diversos, tucupi, maniva, açaí, artesanato e importados.
Motivos para comemorar tanto tempo em atividade não faltam. A Prefeitura de Belém, através de diversas secretarias e órgãos municipais, preparou uma extensa programação para celebrar a data. A festa começa hoje e se estende até domingo. O palco das apresentações musicais já estava praticamente montado na manhã de ontem, entre as feiras de frutas e de refeições.
A poucos metros do palco da Fumbel, a feirante Alzira Rocha contou que a expectativa é de que a festa estimule mais visitas de consumidores ao complexo. “São 42 anos de trabalho aqui. Todas as vezes, as festas foram boas. Agora não poderia ser diferente”, disse. “A gente pede de presente mais segurança. Têm guardas, mas eles se distraem muito. De outubro para cá, tem acontecido muitos assaltos mesmo nos corredores da feira”, completou.
Apesar de não ser das frequentadores mais assíduas, a dona de casa Carmen Leal assegurou que não perde a festa alusiva ao, como ela define, “ponto turístico mais importante do Estado”. Ela acredita que melhorias no espaço também devem ser lembradas pelas autoridades. “Tem que comemorar mesmo. Venho aqui comprar frutas, legumes, farinha, camarão e maniçoba. Saio mais feliz toda vez”, afirmou.
Com 61 anos de carreira, 17 discos gravados e dois DVDs produzidos, Mestre Solano se apresentará pela primeira vez no aniversário do Ver-o-Peso. As expectativas dele são as melhores possíveis para os 30 minutos de show previstos para hoje. “Se Deus quiser, vai ser uma show muito bom. O pessoal vai ficar feliz e animado com as guitarradas e o brega. Vou tocar partes de todos os meus discos”, adiantou. Para o artista, o “Veropa” representa a reunião de pessoas de todos as faixas etárias sem restrição à condição econômica. 
PROGRAMAÇÃO
Hoje, a programação começa às 6h30 com bandinha de música e fogos. Em seguida, haverá a celebração de um culto ecumênico. O famoso “Parabéns pra Você” ficará a cargo da banda da Guarda Municipal de Belém e o tradicional bolo, este ano produzido pela Panificadora Fortaleza Humaitá, será cortado para a população. Ele tem oito metros de comprimento, com recheio de cupuaçu e doce de leite e cobertura de chantilly e coco. 
A Secretaria Municipal de Saúde fará, das 9h30 às 14 horas, uma ação de verificação de glicemia e pressão arterial, teste rápido de HIV, avaliação nutricional, distribuição de preservativos e orientações sobre várias doenças. No mesmo horário, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará ações de retirada das carteiras de idoso e meia passagem e orientação de trânsito. O órgão também terá agentes de transporte orientando motoristas de ônibus a pararem no ponto correto, além de agendamento para passe especial. Pela manhã, também acontecem as apresentações musicias de Sebastião Tapajós, Mestre Solano e banda Tipiti.
Como parte da programação, amanhã, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) organizará a sexta edição dos Jogos do Ver-o-Peso, evento criado para homenagear o ponto turístico e reunir os principais personagens dessa história. A atividade começa às 6 horas, com credenciamento dos feirantes e um banho de cheiro das madrinhas das equipes. Em seguida, as ações incluem prova de descamar e limpar o peixe, e de descascar macaxeira e castanha. Também haverá a escolha da Garota do Veropa e apresentação cultural no palco, prova do açaí, com saída para a Ilha das Onças, e premiação. À tarde, a festa terá as atrações musicais da banda Mega Pop Show e o 1° Passeio Ciclístico no aniversário do Ver-o-Peso.  Na manhã de domingo, a festividade inclui o Campeonato Paraense de Remo e atração musical.