Crônica da atualidade - Por Eduardo Machado

Tudo cuidado é pouco e nós precisamos nos livrar das muitas merdas que espalham por aí. (PV) 



Caiu na Rede... é merda!

Recebi indagorinha um email com uma mensagem dizendo que o prefeito do Rio de Janeiro, com apoio da presidência da República, mandou fazer um busto em homenagem ao brasileiro que, recentemente, foi fuzilado na Indonésia. Havia até trechos de um discurso do prefeito e uma nota da Presidência justificando a homenagem.
A informação era estapafúrdia, o texto beirava o ridículo, mas o que me deixou preocupado foi a pessoa que me repassou essa besteira: um sujeito sério, equilibrado e, tenho certeza, bem intencionado.
Fiquei pensando; quantas pessoas confiaram na veracidade daquela besteira? 

Quanta besteira nos é empurrada mouse abaixo, como se fosse verdade?
A Internet aceita tudo e nós, muitas vezes, também...
Quase todo dia, ao abrir minha caixa de e-mails, topo novamente com mensagens antigas, que já visitaram dezenas de vezes minha caixa postal, trazendo mensagens em Power Point (algumas boas, outras ruins) alertas, ofertas, apelos, campanhas, publicidade camuflada como notícia, pegadinhas, brincadeiras inocentes e sacanagens viróticas.
Epa, de novo, aquela menina desaparecida!? Pode ajudar o garoto da foto em anexo que sofre de uma doença rara? Alguém tem notícia do estudante da USP que saiu de casa para fazer uma prova e não voltou até hoje? Foi há quatro anos. Êta provinha difícil...!
E o flanelinha com ácido? E a loura espetacular que te leva pra uma balada e você acorda, no dia seguinte, dentro de uma banheira cheia de gelo e sem os rins?
Tem campanha pra ajudar a salvar as baleias encalhadas na Austrália, para dar um lar para o urso polar e os pandas da China. Tem mensagem que garante que é só reenviá-la, via e-mail, para a sua lista de contatos e a indústria farmacêutica irá depositar um dólar por e-mail na conta do McDonalds que irá comprar computadores da Microsoft para as crianças famintas do terceiro mundo. Vai ser tanta comida que, com a sobra, a gente salva os pandas, o urso polar e as baleias...
Tem o alerta sobre o ursinho do Office. Tem a foto daquele encontro da turma, da noite passada, tem a mensagem de amor de uma fã anônima, tem um torpedo que você não pode deixar de ler, a imagem que você não pode perder.
Tem o fantástico site de domínio público, com todas as obras dos grandes escritores, que, se você não visitar, vai fechar por falta de clientes! Tem o novo modelo de assalto, as novas técnicas de sequestro relâmpago ou de longo prazo, tem as chamadas de celular direto de Bangu I.
Tem os e-mails-fantasma da Receita Federal, da Oi, da Caixa e da Embratel. E, claro, os alertas contra os e-mails-fantasma da Receita Federal, da Oi, da Caixa e da Embratel...
E tem aquela mensagem que começa assim: "Se você apagar isto sinceramente você não tem coração”. Chantagem emocional e até ameaças!
Tem aquelas que a pessoa que enviou manda você reenviar pra ela mesma, só pra saber se você leu. Correntes, orações poderosas, novenas, tudo pra ser repassado pra todos os seus amigos de fé e seus irmãos camaradas...
É só clicar e... se ferrar. O sacana que mandou a mensagem pega toda a sua lista de endereços, já que pouca gente se preocupa em enviar mensagens em cópia oculta.
E tome spam, Trojan e Cavalos de Tróia!
Tem de tudo nessa Rede, dá de tudo nessa tela. Inclusive merda.
E a merda virtual, assim como aquela presencial que deixamos no banheiro, é renovada todos os dias por uma razão simples; todos os dias tem alguém se informatizando, entrando pela primeira vez nesse cenário deslumbrante que é a Internet. E o deslumbrado capricha. Não ria ou deboche dele, veterano, você já foi um. Vai dizer que nunca repassou ou abriu uma titica dessas?
Por causa dessa merda diariamente liberada, sem nenhuma prisão de ventre, vamos todos ficando alarmados, alertados, viralizados, impotentes. Pior, disseminamos essa crescente cultura do medo, da insegurança, do ódio e do preconceito, além de uma visão religiosa distorcida, supersticiosa e utilitarista, na linha da detestável teologia da prosperidade.
É preciso minimizar com urgência os efeitos dessa praga. Já chegam os spams, que são mais inteligentes que os anti-spams inteligentes, pois continuam chegando às dúzias, todos os dias, à minha caixa postal...
Mas, repito, quero deixar aqui meu alerta e um pedido contra a praga dos alertas. Dar minha contribuição. Na própria Rede há sites que pesquisam e denunciam as fraudes que correm pela Internet.
E se, ainda assim, você receber um e-mail suspeito, não repasse, a não ser que tenha absoluta certeza da veracidade do seu conteúdo. Eu disse absoluta certeza, entendeu?
Se você não tem como comprovar a história, não confie nem na idoneidade de quem enviou. Pessoas honestas, respeitáveis, confiáveis também vão ao banheiro e, portanto, também fazem merda, como meu amigo sério, confiável, inteligente e bem informado que me repassou a história do busto ao fuzilado! Repassam essas bobagens achando que estão ajudando a salvar o mundo. É a merda altruística.
Pra terminar, o meu pedido: vá ao seu computador, e envie essa crônica a todos os contatos da sua caixa postal em, no máximo, 5 minutos e aguarde o resultado.
Ao fim desse tempo não vai acontecer nada, você não terá surpresa alguma. Mas terá, quem sabe, ajudado a limpar um bocado de merda!
Eduardo Machado