Ver-o-Rio terá roda de carimbó

Projeto será iniciado hoje, com o grupo folclórico Mistura Regional


O carimbó é um dos gêneros musicais mais marcantes do Pará. Não tem quem passe por uma roda de carimbó e não sinta vontade de entrar na dança. Para animar a programação cultural da cidade, será lançado hoje, no Complexo Cultural  Ver-o-Rio, o projeto “Sexta do Carimbó”, uma parceria da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).O projeto acontecerá todas as sextas-feiras, de 19h às 22h, durante todo o ano, e levará ao Ver-o-Rio o grupo folclórico “Mistura Regional” que, a cada semana, irá se apresentar na companhia de outros grupos convidados.
A diretora de Turismo da Belemtur, Bianca Franco, destaca que “a ideia é chamar o público para visitar o complexo, que é ambiente tão agradável à beira do rio, com uma atração animada que irá divertir e integrar turistas e quem mora em Belém”.
Bianca conta ainda que, posteriormente, outras novidades farão parte da agenda fixa de atrações do Ver-o-Rio. “Queremos valorizar este espaço oferecendo aos visitantes programações que valorizam a cultura paraense, pois isto incentiva também o turismo na cidade”, completa.
Para Marcos Marques, diretor de Cultura da Fumbel, a iniciativa vai fazer do Ver-o-Rio um ponto de encontro na cidade. “Será um ótimo programa pra quem estiver saindo do trabalho e quiser relaxar um pouco; para quem quiser fazer um passeio em família ou com os amigos; ou ainda para quem estiver visitando Belém e quiser degustar as comidas típicas do Pará e aproveitar para aprender a dançar o carimbó”, enfatiza Marcos.
ESTAÇÃO 
A primeira edição do projeto Pôr-do-Som de março vai abordar o sagrado e profano na religiosidade amazônica. Hoje, o grupo Charme Caboclo apresenta o espetáculo folclórico “O Pará de Fé e festas”, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas. A programação tem entrada gratuita e inicia a partir das 18h.
Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Marujada, Sairé e São Sebastião são alguns exemplos das manifestações religiosas paraenses onde estão presentes elementos como a Fé a as festas profanas. “A partir de pesquisas percebemos que estes dois elementos estão ligados em nossas manifestações religiosas e isso nós iremos apresentar ao público nesta sexta”, disse a fundadora e diretora do Charme Caboclo, Rita Sena.
Para abrir o espetáculo folclórico o grupo apresenta o carimbó “Vem pro Pará”. No repertório há, ainda, uma sessão dedicada aos orixás Iansã e Obaluaê. A Farinhada de Santarém encerra a apresentação. “Iremos levar para a Estação cerca de 30 pessoas, entre músicos e dançarinos”, adianta a diretora.
Fundado há 16 anos, no bairro da Pratinha, em Belém, o Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo trabalha com pesquisas das danças, poesias e lendas amazônicas.
 Serviço
Projeto Sexta do Carimbó
Grupo Mistura Regional
    Hoje, às 19h,Complexo Cultural  Ver-o-Rio
Pôr-do-Som
Grupo Charme Caboclo
    Hoje, a partir das 18h, na orla do Armazém 3, da Estação das Docas 
    Entrada gratuita