Bordados: A tecissitura da devoção

     Obras de Carla Beltrão abordam a religiosidade e a fé
Carioca radicada em Belém há mais de 30 anos, a artista Carla Beltrão realiza sua primeira exposição individual após um período de mais de vinte anos de dedicação às artes visuais, com uma produção artística intensa e diversificada. A exposição “Cidade e Fé – Tecidogravuras de Carla Beltrão”, que abrirá hoje, às 19h, no Museu de Arte de Belém (Mabe), tem curadoria do artista visual e professor de Artes João Cirilo e de Alexandre Nogueira, coordenador do Memorial Mestre Nato, e montagem realizada pelo Coletivo Pitiú. 
A exposição apresenta uma visão panorâmica acerca do universo da artista, reunindo trabalhos antigos e recentes que destacam tanto aspectos abstratos de sua produção quanto trabalhos atuais, que versam sobre a fé católica. 
Verdadeiros mapas de cidades idealizadas, cartografias de territórios imaginários, os trabalhos abstratos de Carla Beltrão são marcados por elementos geométricos/orgânicos feitos em tecido, enquanto sua produção figurativa, versa sobre imagens de santos católicos, fazendo alusão, também, a uma das manifestações de fé mais importantes do Brasil: O Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro na capital paraense. Tal série de trabalhos foi executada a partir da apropriação e texturização de imagens e ícones impressos sobre tecido, aos quais Carla Beltrão interfere com uma técnica bastante peculiar, a qual ela denomina de tecido-gravura.