Exposição mostra Círio visto do alto

Uma exposição fotográfica para mostrar o Círio de Nazaré de um ângulo pouco visto, o “Círio nas Alturas – a Fé vista de cima” é uma compilação de imagens do fotógrafo Tarso Sarraf, que acompanha a festividade há 24 anos. A mostra começa amanhã (1º), no Boulevard Shopping.
São 20 fotografias que obedecem a linha do tempo da festividade, abrigando algumas das principais romarias do Círio: traslado, fluvial, motorromaria, transladação, grande procissão, encerramento oficial e recírio.
Para o curador das imagens, o também fotógrafo Wagner Santanna, os registros são cenas que não podem ser vistas pelos romeiros. “Quem está caminhando durante a procissão perde a noção da proporção que essa festividade tem. As fotos do Tarso mostram isso, momentos importantes que merecem todos os cliques. É um material extenso. Ele me deu mais de 300 opções de imagem, o acervo dele é vasto e o olhar diferenciado, mas acredito que conseguimos selecionar imagens tocantes”, comenta.
Tarso se inspirou no céu, na visão que tem do alto e como isso é significativo para os fiéis da Virgem de Nazaré. “Olhar para o alto é um ação que temos quase que automática quando buscamos esperança. O olhar de quem tem fé geralmente é para cima e eu queria mostrar um pouco dessa visão para essas pessoas participam do Círio. Muitas vezes fotografo de uma visão privilegiada e dividir esse momento é importante”, afirma.
A exposição fica aberta no hall do 3º piso do Boulevard Shopping Belém e vai de 1º a 13 de outubro, de 10h às 22h. Para a gerente de marketing do shopping, Glenda Abdon, incentivar mostras como essa é parte da missão da empresa. “A exposição integra o circuito ‘Círio Encantado Boulevard’ e carrega a marca do povo paraense, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A proposta do Tarso é genial. Traz um olhar diferente, um ponto de vista fora do comum. Isso deve ser visto e aplaudido”, completa.