Frei Hermes Recanati: Trabalho profícuo e austeridade de um sacerdote



Sebastiano Recanati, oriundo da comuna de Spirano (Bergamo - Itália), nasceu no dia 24 de Setembro de 1915. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) - Província da Lombardia - onde professou os votos temporários (1937) e os votos perpétuos (1938), adotando o nome de Hermes Maria Recanati. Aos vinte e nove anos de idade foi ordenado sacerdote, no dia 25 de Junho de 1945, e no ano seguinte foi enviado como missionário ao Brasil.
Em solo brasileiro, Frei Hermes Maria Recanati, exerceu o apostolado missionário nos municípios de Abaetetuba - PA e Igarapé-Mirim - PA (desobrigante), Guaramiranga - CE, São Luís - MA, Fortaleza - CE, Belém - PA (Guardião), Teresina - PI, Capanema - PA (1964 - 1965: Pároco interino), retornou a Belém, Salinas - PA e por fim retornou a Capanema em 1967 - ano em que a paróquia de Capanema foi assumida pelos Frades Capuchinhos da Custódia do Maranhão - como pároco (até 1988), e onde residiu até o fim de seus dias.
Homem austero, marcado pelos traços da missão, humilde, amante da arte, fraterno, dotado do Espírito da profecia e do dom do temor de Deus, era um verdadeiro frade Capuchinho, e assim, Frei Hermes, conquistou o coração do povo capanemense, e Capanema foi ganhando lugar no coração deste servo de Deus.


Ele, com a ajuda de Frei Leônidas Vavassori, edificou várias construções em Capanema, dentre elas a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (que este ano completou quarenta anos de sua dedicação), a Capela de São Francisco de Assis e o Centro de mesmo nome, o Abrigo dos Idosos e tantas outras obras. Foi o grande idealizador dos tapetes coloridos, tradicionais na Solenidade de Corpus Christi, que completará quarenta anos no ano de 2016, e hoje é patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará.
No dia 15 de Maio de 1993, aos setenta e oito anos de idade, Frei Hermes entregava o seu espírito a Deus, aquele que era a alegria da sua juventude (cf. Sl 42,4), toda população capanemense entrou em estado de luto. Seus despojos foram enviados a Itália a pedido de sua família.
No ano de 2001, por seus méritos, Frei Hermes Maria Recanati foi honrado com o título de “Capanemense do Século XX”.
Se estivesse vivo, Frei Hermes, estaria completando cem anos no dia 24 de Setembro deste ano.

Texto: SILVA; J. T. S. - Jones Silva