O centenário do capanemense do século


            Durante 30 anos, Frei Hermes Recanatti, esteve a frente da Paróquia de Capanema, desenvolvendo sua missão evangelizadora juntada ao seu estilo de administrar o rebanho da Igreja Católica. Neste 24 de setembro, se vivo fosse, Frei Hermes estaria completando 100 anos.
            O líder religioso morreu em 1993 e deixou seu legado de ensinamentos a comunidade capanemense, sendo que durante seu velório, a cidade parou e pessoas de outras localidades se dirigiram a Capanema para as homenagens ao sacerdote, entre elas, carreata nas ruas, até o traslado de seu corpo para o aeroporto de Belém, onde seguiu viagem para a Itália, sua terra natal e lá foi sepultado.
            Passado todo esse tempo, foi construído no largo da Matriz, um memorial em homenagem a frei Hermes, pelos relevantes serviços prestados não somente a comunidade católica, como também a outros segmentos sociais. A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje à noite, vai estar reunida para a celebração de missa solene em homenagem a Frei Hermes Recanatti, pessoa que é sempre lembrada.
            No ano de 2004, o escritor Carlos Amoras, em parceira com o Jornal de Capanema e a Rádio Antena C, realizou votação popular para a escolha do capanemense do século e dentre outros nomes de personalidades que também contribuíram para o desenvolvimento do município, o nome de Frei Hermes foi escolhido “Capanemense do Século” e as comendas foram enviadas a seus familiares que vivem na Itália.

Para a ilustração desta matéria, encontramos nas redes sociais, publicação do extinto Jornal Panorama Popular que em 1993 inseriu charge de Frei Hermes, obra de arte do desenhista Djalma Maciel o “Didi”.