Carlos Gomes recebe homenagem especial

O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) promove até o dia 23, a “Semana em Homenagem a Carlos Gomes”, evento que lembra o aniversário de morte do maestro e compositor brasileiro que é o patrono da instituição e da qual foi o primeiro diretor. A programação começou ontem e conta apresentações musicais que vão reunir professores e alunos do instituto, além de grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes, como a Banda Sinfônica da FCG, o Coro Carlos Gomes e os cantores líricos que integram o Ópera Estúdio, núcleo de ópera criado com o objetivo de preparar os profissionais do canto para atuar em montagens de óperas.
Além das apresentações artísticas, a programação também terá a exibição de um documentário sobre a vida de Carlos Gomes, entre os dias 21 e 23, e uma palestra, no dia 22, às 10h, sobre a criação da medalha comemorativa aos 120 anos do IECG, que foi produzida este ano para homenagear as pessoas que de alguma forma contribuíram para a história da instituição.
Antonio Carlos Gomes foi o mais importante compositor brasileiro do século XIX e o maior compositor de óperas das Américas. Nasceu em Campinas (SP), em 11 de julho de 1836, e morreu em 16 de setembro de 1896, em Belém. Foi também o mais importante compositor de ópera brasileiro. É reconhecido como um dos mestres da ópera romântica, estilo com o qual obteve carreira de destaque na Europa. O maestro foi o primeiro brasileiro a ter obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão, na Itália.