Devoção pintada à mão

Maria, a mãe de Jesus, nasceu na cidade de Nazaré, na Galileia, norte da Palestina. De acordo com o local e origem da devoção, Maria ganha outras denominações. Para os fiéis paraenses, ela é Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da Amazônia. Na exposição “Nazaré e outras Marias”, que será aberta hoje, às 18h, na Capela São José, do Espaço São José Liberto (ESJL), e que poderá ser visitada até o dia 1º de novembro, os visitantes poderão ver imagens sacras pintadas à mão a partir do olhar das artesãs do Entre Santos Artesanato, grupo que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará. As imagens também serão comercializadas na Casa do Artesão do ESJL.
Na abertura, como atração musical, haverá apresentação da cantora lírica Lana Bastos, acompanhada da pianista Ana Maria Adade da Silva. A iniciativa é do Entre Santos, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
A protetora dos paraenses será homenageada em suas diversas representações, destacando algumas fases de sua vida, desde a sua infância, passando pela maternidade, simbolizada por Nossa Senhora do Ó, até a sua assunção em corpo e alma, à glória celestial, traduzida na imagem de Nossa Senhora da Assunção.
Ao lado da imagem da Virgem de Nazaré, “outras Marias” contam de forma harmônica, por meio do processo criativo desenvolvido pelo grupo de artesãs, as histórias dos títulos de natureza litúrgica, popular e histórica, que nomeiam Nossa Senhora. 
ARTESANAL
Usando a pintura artesanal com características clássicas ou barrocas, românticas ou realistas, o grupo preparou, por quase quatro meses, a exposição, depois de reunir diferentes imagens de Maria em tamanhos diversos, de 25 cm a 55 cm. 
A exposição foi desenvolvida no atelier do Entre Santos. Criado em 2013 e formado por Amélia Franco, Lilia Chaves, Betty Castro, Cidia Martins e Linda Toscano.