A criatividade da artista sob olhares curiosos de quem aprecia a arte

A criatividade da artista sob olhares curiosos de quem aprecia a arte

A paraense Gabi Barra tem ganhado destaque usando o mouse para fazer belos trabalhos de pintura


Os pinceis, as espátulas e a palheta de Gabi Barra são virtuais e operadas remotamente, por meio do mouse, e é por isso que a arte desta paraense, hoje radicada em São Paulo, é chamada de mouse-made. Com formação em design gráfico, foi com ilustrações no Photoshop que ela conseguiu dar vazão à criatividade que o trabalho não comportava – e ganhou a atenção de um grande público e até de galerias. Hoje ela já atende uma clientela fixa, e com o aumento do número de interessados planeja abrir sua loja virtual ainda em 2015. 
Quando ganhou seu primeiro computador, Gabi ainda morava em Belém e tinha como principal passatempo virtual o aplicativo Paint, no qual passava horas desenhando formas com auxílio das ferramentas básicas do software. “Acho que foi por isso que escolhi minha formação. Acho que tem uma ligação aí”, diz ela, que, depois de abandonar o Paint por alguns anos, redescobriu a paixão pela arte digital no Photoshop. “Passei um período sem fazer isso e quando voltei descobri que gosto mesmo. E está me dando um dinheiro”, conta.
A redescoberta exigiu tempo e várias mudanças da paraense, que viveu no Rio de Janeiro, onde estudou estamparia, e no Canadá, onde fez diversos workshops. Nessa época ela começou a exercer o hobby como profissão, fazendo, por exemplo, estampas de rock para camisas. Aos poucos, refinou sua técnica e desenvolveu um estilo baseado na pintura. “Tenho referências para o meu traço, mas quanto ao estilo mouse-made não conheço quem faça, nem no Brasil nem fora. É algo difícil de fazer, parece uma pintura, fica bem artesanal”, conta ela, que transformou uma adversidade em um trunfo. “Muita gente não curte desenhar ou pintar com o mouse porque ele não te dá muita precisão. Mas gosto justamente por isso. Consigo alcançar uma nível de precisão legal, que dá um tom cru no resultado final”, conta Gabi.
ORIGINAL
Foi essa originalidade em sua obra que chamou a atenção da Galeria S/N, situada no famoso Mercado Mundo Mix, que a convidou para uma exposição. “Lá é como uma feira alternativa de cultura. Levei na primeira oportunidade alguns pôsteres. E expondo na galeria consegui fazer as primeiras vendas. E isso puxou para vendas online”, explica a artista. Hoje ela já acumula clientes, os quais abastece por encomenda. Mas a procura tem crescido tanto que ela já sente a necessidade de abrir uma loja virtual. “Atendo o Zoológico do Rio de Janeiro, o Zoo Safari, de São Paulo. Já fiz trabalhos para a Ná Figueredo, de Belém. E atendo muita gente das agências de publicidade”, diz. Alguns dos produtos mais requisitados são “moleskines” e almofadas que levam suas estampas.
 Os temas que Gabi Barra retrata são de universos variados e podem variar de acordo com a encomenda. “Antes eu fazia brincando. Pensava: ‘hoje quero desenhar tal coisa’ e ia lá e fazia. Hoje sou mais tendenciosa, vejo o que sai bastante e faço. Por exemplo, a cor do ano é goiaba, então faço coisas com esse fundo goiaba. Os trabalhos que venho fazendo já tem um estudo”, diz ela, que expandiu o leque fazendo padrões. “Padrões para mim eram difíceis de fazer mas hoje já estão saindo. O primeiro que fiz foi de cactos, que é outro tema que está em alta no ano”.
 A criatividade e originalidade que dá às suas obras chamou ao atenção até do mercado editorial. A paraense foi convidada para participar de um projeto de um livro infantil, vinculado a um aplicativo para smartphones. A ideia é reunir vários ilustradores para uma releitura de clássicos da literatura infantil. “Fiquei com a Chapeuzinho Vermelho e descobri que essa é a linha que quero seguir”, diz ela, que, nesta vertente, se inspira em nomes nacionais e internacionais, como Maurício de Sousa, Monteiro Lobato, Adrienne Geohegan e Tim Burton.
 O livro infantil ainda não tem previsão de lançamento, mas, para conhecer um pouco do trabalho de Gabi Barra, basta acessar seu portifólio digital, disponível no endereço http://gabibarra.carbonmade.com/.