Movimento que vai além da visão


A bailarina e coreógrafa Marina Mota lança hoje, no Centro Cultural Sesc Boulevard, o livro “O Seguinte Olhar: estudo de caso de um processo criativo em dança com uma bailarina deficiente visual”. A publicação é o resultado de sua pesquisa para o mestrado na Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/ICA), na qual a autora descobriu e explorou técnicas de expressão corporal voltadas para deficientes visuais. No lançamento, marcado para 18h, haverá uma apresentação do Grupo Passos Para Luz, com participação dos violinistas Sandro Maciel e Ana Clara Maciel, deficiente visual, além de um duo com os bailarinos Marcos Brasil e Socorro Lima, que é deficiente visual e uma das mais antigas alunas de Marina Mota.
Marina Mota era professora no Centro de Dança Ana Unger em 2003, ano em que a escola estudava inaugurar seu primeiro projeto social. A partir de uma amiga, Marina entrou em contato com o Instituto José Álvares de Azevedo, que trabalha com deficiente visuais. “Estava em contato com as pessoas de lá e pensei: ‘Por quê não dançar?’”, disse ela, que, logo que levou a proposta para o trabalho, recebeu autorização para desenvolver o projeto. 

DIFICULDADES

Entre as inúmeras dificuldades enfrentadas por Marina na empreitada, as iniciais talvez tenham sido as maiores: ao implementar o trabalho, ela esbarrou na escassez de referências para desenvolver um ensino especializado para deficientes visuais. “Todo meu ensino, meu trabalho para alunos videntes era pautado na visualidade. A partir disso comecei a bater cabeça, pensar em como eu poderia ensinar, em como eles poderiam aprender, como passar as informações”, recordou.