Filhos blindados contra preconceito



Mãe de três crianças, Vanessa da Mata não é diferente de qualquer outra mãe que ama seus filhos, quer que eles sejam saudáveis e felizes. Mas o fato de as crianças terem surgido em sua vida por meio da adoção e não pela concepção faz com quem a cantora tenha que lidar com situações diferentes do que uma mãe biológica enfrentaria. Vanessa adotou Bianca, Filipe e Micael, três irmãos biológicos que chegaram em sua casa há cinco anos e meio, nas idades de 5, 6 e 8 anos. Para o site de Encontro a cantora revelou que ainda existe muito preconceito com a adoção.
“As pessoas não entendem muito que a partir do momento que você tem a guarda, é seu. Existe ainda um preconceito sobre esse tema. Pai e mãe é quem cria porque parir, de certa forma, é fácil. A partir do momento em que ela nasce, quando chora e você tem que dar o afago e cuidar, aí sim a criança tem uma prova de que aquela pessoa está dedicada a ela, tem amor e está presente para o que for. Meus filhos são filhos de coração, mais do que sangue, mais do que tudo... são muito amados”, conta.
A cantora cita situações desagradáveis com que tem que lidar: “Tem gente que, até por ignorância, pergunta: mas ela é sua? Quando na verdade quer perguntar ‘é filho do coração? É filho de sangue?’ Muitas vezes as pessoas não têm a menor sensibilidade com as crianças e ignoram que elas estão ao lado e fazem perguntas apenas para satisfazerem suas curiosidades, não se importando se tem uma criança sensível e uma mãe que não está com vontade de falar sobre isso naquele momento. Essa situação é muito triste”, abre o coração. ‘Chegaram a falar que eu faria isso para me promover’, diz Vanessa da Mata sobre adoção