Carnaval com história e civismo



Quem vai passar o Carnaval em Brasília e pretende ficar longe da folia pode aproveitar o tempo livre para fazer uma visita institucional ao Congresso Nacional e, de quebra, conferir duas exposições culturais na Câmara dos Deputados. A visita será oferecida normalmente hoje,16, amanhã,17 de fevereiro, das 9h às 17h30. A cada meia hora partem grupos do Salão Negro, cujo acesso poderá ser feito pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional. 
No corredor de acesso ao Plenário – Anexo II da Câmara dos Deputados, a exposição “Parlamento e Democracia” apresenta a evolução da representação popular no mundo ao longo dos séculos e os momentos mais significativos do Legislativo no Brasil, com imagens e textos de filósofos e pensadores de diversas épocas. Ao contar a história da Câmara dos Deputados desde a Assembleia Constituinte de 1823, a mostra presta uma homenagem aos brasileiros que contribuíram para construir a nação e consolidar as instituições democráticas.
Entre os momentos retratados estão, por exemplo, o debate parlamentar sobre o fim do trabalho escravo, que precedeu a sanção da Lei Áurea (1888); o processo de redemocratização do País, com a votação da Lei da Anistia (1979); a luta pelo retorno das eleições diretas (1983-1984); e a mobilização da sociedade civil na Assembleia Constituinte (1987–1988). Também há registros como os da representação brasileira nas Cortes de Lisboa (1821).
Já o Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados exibe a mostra fotográfica “Brasília”, com 21 imagens do acervo da galeria “A Casa da Luz Vermelha”, especializada em fotografia. Treze fotógrafos renomados expõem 21 fotos, entre cartões postais e paisagens, que buscam mostrar o motivo de Brasília ter sido escolhida por pessoas de todas as partes do País como lar, fato que a tornou uma cidade multicultural.
A exposição revela sensações, cotidianos e memórias da capital. Entre os fotógrafos participantes destacam-se Kazuo Okubo, Anderson Schneider e Monique Renne.
Na quarta-feira de Cinzas,18, a visitação será aberta às 14h. Como o expediente no Congresso Nacional volta ao normal a partir desse horário, os visitantes terão a oportunidade de conferir mais uma exposição, a “Arte e Integração”, com painéis de azulejos, pinturas, serigrafias e fotomontagens assinados por Athos Bulcão. São 46 obras pertencentes aos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e da Fundação Athos Bulcão, parceira da Câmara na realização da mostra.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1918, Athos Bulcão estudou medicina, mas deixou o curso para se dedicar à pintura. Seu trabalho está intimamente associado a Brasília, onde trabalhou com o arquiteto Oscar Niemeyer. .
A visita institucional, com duração de 50 minutos, é organizada pelas equipes de Relações Públicas da Câmara e do Senado.