Coluna do PV : Assuntos da atualidade




Salve-Salve amigos leitores!

O Centro de Promoção Humana São Francisco, começa dar seus passos e ao ser abraçado pela empresa Radisco, municiasse de equipamentos para a formação de jovens, principalmente. Enalteço a atitude da Família Kauati que administra a Radisco, por entender que a responsabilidade social se multiplica através de nobres ações. O centro é um referencial para desenvolver atividades que levam ao campo profissional. Parabéns, Radisco.


Rádio Liberal AM
Com grande audiência no interior, inclusive em Capanema, a Liberal 900 Khz está com nova programação depois que se desvinculou da CBN. O jornalista Abner Luís comanda as manhãs com o programa Liberal Notícias, fazendo comentários e interagindo com os ouvintes. Participei do programa desta terça-feiral, conversando com Abner, informando a ele algumas notícias de Capanema. O rádio é um dos maiores instrumentos de comunicação que existem. 


Empossados
 Os deputados Eduardo Costa (PTB) e Jaques Neves(PSC) foram empossados na ALEPA e os moradores de Capanema  estão esperançosos de que eles façam bom trabalho no parlamento estadual. Daqui, nossos votos para que eles desempenhem suas missões a contento.

Passeio literário - Obras capanemense nas mãos do capanemense Irailson Monteiro Sousa (foto) que esteve passando férias por aqui e já retornou a Rio Claro - SP , onde mora e trabalha. Ele já está divulgando os trabalhos literários de seus conterrâneos, como parte do projeto de divulgação que sempre é feito.

Nova Opção
Com a transferência de titularidade do hospital São Joaquim para o Governo do estado, diminuiu o número de casas de saúde em Capanema, pois anteriormente o Hospital de Clinicas já havia encerrado suas atividades. O Hospital João Pedrosa está funcionando há algum tempo junto com o Saúde Center, mas a cidade precisa de outras opções. O médico Eduardo Costa está fazendo adaptações no prédio onde funcionou a Climain, na Travessa Rui Barbosa, onde futuramente será uma clinica para contribuir com o serviço de saúde e desafogar o atendimento.

Água Escassa
A crise hídrica no Brasil está tirando o sono de muita gente e em Capanema, a falta de chuva preocupa bastante, pois em anos anteriores, o mês de janeiro registrou alto volume. Espera-se que fevereiro comece com bastante chuva, pois os poços estão rasos e precisam da força da natureza para que a água jorre em abundância.

Chão Preto
O fechamento do ano 2014 acumula saldo positivo no que diz respeito a ruas asfaltadas nos diversos bairros da cidade, outrora até intrafegáveis. Espera-se que o governo municipal continue acionando o estadual para que mais quilômetros de asfalto sejam destinados a Capanema para que o sistema viário continue recebendo benefícios.

Fartura de Açaí
Estão surgindo grandes produtores dessa fruta em Capanema, estabelecendo um avanço satisfatório para um produto até bem pouco tempo, sem perspectivas de mercado expansivo. O açaí tomou dianteira em se tratando de produtividade, atendendo mercado competitivo e aquecendo a economia local, conforme declarações de alguns produtores que estão cultivando a fruta na expectativa de melhorias na economia. É bom quando se aposta no crescimento da cadeia produtiva e o açaí agora faz parte de um mercado elitizado.

Contra o Vento
Notícias transmitidas por alguns agricultores revelam que o feijão caupi, antes considerado campeão de produtividade, perdeu sua força e não aparece mais na relação das prioridades, fator que contribui para o desânimo de quem já investiu outras vezes em insumos para que a produção chegasse ao patamar de dar ao município o título de maior produtor.

Barbeiros
Homes que adotaram a profissão de tirar barbas e cortar cabelos. Faz muito tempo que essa profissão existe e tudo indica que nem a modernidade será capaz de colocá-la no quadro de registros da inexistência, pois alguns profissionais da tesoura conseguiram aposentadoria, sendo que outros caminham para essa conquista.

Rei Momo
Figura importante no carnaval que aos poucos esta entrando no ostracismo, pois são poucos os eventos em que ele é apresentado como anfitrião no protagonismo dessa festa popular. Em outros “carnavais”, escolhia-se um cidadão, de preferência com o peso acima do normal para se fantasiar e desfilar com a coroa durante o “Reinado de Momo”. Hoje, o carnaval tem outra visibilidade e a tradição momesca está sendo colocada na linha do esquecimento.

Top na Folha
Os apontamentos de minhas produções literárias em instrumento do gênero com circulação nacional e internacional, tem rendido dividendos literários que me envaidecem sobremaneira. Agradeço ao confrade Haroldo Ribeiro, titular da Revista a Folha, pela inserção de matéria sobre a comenda Luso-Brasileira. Agradeço também a Samuel Alencar, editor da matéria, que está inserida na última edição desse conceituado meio de comunicação.

Valorizando o Interior
Recentemente o empresário Manoel Barros, foi empossado na presidência FCDL/PA e um fato chamou a atenção: parte da diretoria por ele nomeada é oriunda do interior, como são os casos dos diretores: Antônio Filho, Carlos Oliveira e Antônio Kauati que tem domicílios em Capanema.

A quem recorrer
Continua sem definição a reabertura das Casas Lotéricas que estão fechadas, já faz algum tempo. A única unidade que funciona em Capanema não tem suportado o grande fluxo de usuários e para quem precisa fazer qualquer tipo de operação, tem que madrugar nas filas, motivo de preocupação geral, cabendo às autoridades a incumbência de averiguar para que o serviço volte a funcionar.

Jogadores profissionais
Durante a existência do Campeonato Capanemense de Masters alguns atletas que vestiram camisas de clubes da capital e do interior como profissionais, atuaram por aqui, deixando suas histórias. Eis alguns nomes: Edgar, Zé Augusto, Mesquita, Luís Carlos (Boné), Jura, Paulo Augusto, Luís Carlos Apeú e Carlinhos Salinas (Sena). O capanemense Elias Flor da Rocha, que foi titular no Remo, teve apenas uma participação no campeonato e depois assumiu a presidência da Liga Esportiva.

De mãos dadas
O Centro de Promoção Humana São Francisco, localizado no Bairro Oliveira Brito, está apto a fazer parcerias com a comunidade através de adesões para associados que queiram figurar entre os benfeitores. Quem estiver disponível para aderir aos projetos, podem procurar a secretaria da paróquia no complexo da igreja Matriz ou o setor administrativo do centro.  
Moradia boa
As 1.032 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, construídas no bairro da Caixa D’água, foram entregues aos seus donos, no cumprimento do Governo Federal referente a um programa social que tem beneficiado muita gente. O conjunto habitacional José Neto da Costa é um dos pontos de grande visibilidade, no bairro, um dos principais da periferia de Capanema.

Segredinho
Localidade distante 3 km da sede do Distrito de Tauari é um dos principais produtores do setor agrícola e revela histórias muitas vezes contadas, mas que causam espantos. De acordo com o que contam, o nome da localidade foi  escolhido, pois em épocas passadas serviu de esconderijo para supostos fugitivos da guerra e segundo os historiadores, tudo foi guardado em segredo.

Volta às aulas
É sempre assim: Todo início de ano acontece a corrida dos pais para adquirirem material escolar para seus filhos , sendo que a majoração nos preços é motivo de muitas reclamações.

Vai começar
A partir do dia 2 de fevereiro os vereadores de Capanema voltam as atividades parlamentares nas sessões ordinárias semanais e um dos assuntos que devem ser discutidos logo no início da legislatura diz respeito ao atendimento bancário com a exigência do cumprimento das leis vigentes no município.

Gramado show de bola
O Estádio Raimundo Carneiro, de propriedade do Santa Cruz Esporte Clube, tem gramado que é elogiado por quem atua ou visita a praça de esportes que localiza-se no bairro do Campinho. O gramado é bem cuidado, assim como as dependências do estádio do clube considerado como “Vovó” da cidade.

Mais cursos
Foram bastante concorridas as vagas para as universidades públicas e o município de Capanema ainda se recente da falta de opções em cursos de ponta oferecidos pela UFPA e pela  UFRA, razão pela qual os estudantes tem que se mexer para escolher quais áreas são menos concorridas. Precisamos começar a pensar na união de forças para a instalação da UEPA em Capanema.

PARAFRASEANDO: “Muita gente tem um jeito meios estúpido de ser, entretanto, se forem somadas as virtudes de quem pensa assim, tudo pode mudar, basta querer”.

FRAGMENTO POÉTICO: Abra-se o clarão da poesia/na imensidão literária/flagelos que se consistem/sintetismo para agir sem heresia”.  Palavras do Poeta.

LER PRA CRER: "Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus"(Sl 97)


SAUDAÇÃO: Dedico ao empresário Antonio Ferreira Filho, vice-presidente da FCDL-PA, integrante da CDL/Capanema, pessoa engajada nos movimentos lojista e social.


A injúria é uma grande arma dos maldosos, mas se combatida, anula as intenções de quem não tem escrúpulos. (PV)