Arte Pará digital proporciona maior interação entre a arte e o público

 Já está disponível o tour virtual no site do Arte Pará

Obra do artista PV Dias (Divulgação)


Pessoas do Brasil e do mundo todo podem acompanhar pelo Arte Pará digital o que vem ocorrendo nesta edição de 40 anos. Além da possibilidade do tour virtual pela Casa das Onze Janelas, os apreciadores de arte, artistas e curiosos também podem acompanhar as novidades que o projeto vem apresentando. Os conteúdos estão disponíveis no site e também no Instagram @arte_para.


Há dois anos, em decorrência da pandemia, o projeto já vinha marcando presença no mundo virtual. Mas Laura Rago, uma das curadoras-adjuntas do Arte Pará, explica que esse fator fortaleceu o que já estava ocorrendo no sistema das artes, que é levar conteúdo para plataformas digitais como forma de intensificar as relações.

"O sistema de arte de um modo geral já vinha demonstrando sintomas de esgotamento na sua forma de trabalho, seja nas práticas, nos processos, nas pautas e nos modos de exibição. Com a pandemia, surgiu a necessidade de criar alternativas novas. E nessa era do pós-digital, a vida se passa no meio físico e também no virtual e não tem como o sistema de arte ficar de fora desse contexto", explica Laura Rago.

Sendo um projeto de vanguarda, o Arte Pará vem se adequando a essa realidade e transferindo seus conteúdos para esse ambiente conectado pela internet. "Muitos museus já vêm criando essa nova possibilidade de visita. Nós sabemos que o espaço de arte é um lugar de encontros e de trocas, mas dentro desse ambiente é possível estabelecer esse tipo de contato e também outros adequados a essa realidade”, completa Laura Rago.

Nelson Azevedo, responsável pela produção digital do projeto, confirma que a pandemia contribuiu com o investimento do ambiente digital. Ele explica que a migração ocorre em etapas: a primeira, é com relação ao processo de inscrição dos candidatos. “Iniciamos com um processo de inscrição digital de ponta a ponta. Onde todos os envios de arquivos e preenchimento de formulários foram em plataformas online”, destaca Nelson.

Dentro da lógica de ampliar e facilitar o acesso dos artistas ao Arte Pará, vem a segunda etapa do digital que é tentar mostrar um pouco das obras, da montagem e do ambiente da exposição.  “Para isso preparamos um vídeo que é como uma caminhada na perspectiva de um visitante. Esse vídeo já está no site do projeto.  Além disso teremos uma versão do material educativo também disponível no site. Tanto para ser folheado como para ser baixado”, explica Nelson.

No tour virtual pelos espaços da Casa das Onze Janelas, o visitante pode visualizar os trabalhos dos 20 artistas selecionados entre as categorias de Mostra Nacional e Fomento à Produção de Artistas Emergentes da Amazônia Legal. Além dos trabalhos das artistas convidadas e da homenageada da edição, Elza Lima.

A edição de 40 anos também preparou um caderno especialO Liberalzinho, com informações e imagens das obras deste ano. O material pode ser baixado e folheado pelo público. Outra ferramenta de comunicação e interação do meio digital é o Instagram do Arte Pará, que vem anunciando informações e criando conteúdos específicos do meio da arte.

Como visitar o espaço físico

Diante de toda essa facilidade para o acesso ao Arte Pará, é importante lembrar que o espaço físico está com a exposição aberta até 30 de dezembro de 2022, na Casa das Onze Janelas. O horário de visitação é das 9h às 17. Para agendar visita é só entrar em contato por meio do WhatsApp (91) 99110-0896.

O Projeto Arte Pará 2022 é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio do Centro Universitário Fibra e do grupo Equatorial Energia e com apoio institucional dos Institutos Inclusartiz e Pivô Arte e Pesquisa e do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O Arte Pará é uma realização da Fundação Romulo Maiorana.


Fonte: O Liberal 

Texto: Bruno Lima

Nenhum comentário