Exposição imersiva “Círio de Sensações” leva público a uma imersão na maior festa religiosa do mundo

 O Círio de Nazaré ganha vida durante exposição que contará com projeções de alta tecnologia em sala de 100 m² em Belém




O público paraense vai ganhar um lindo presente neste Círio de Nazaré, o Shopping Bosque Grão Pará abre suas portas para receber a exposição imersiva “Círio de Sensações”. Realizada pelo VJ Lobo e AmpliCriativa, além da parceria com a Equatorial Energia, a mostra conta com equipamentos de ponta em sessões abertas ao público entre os dias 7 e 16 de outubro no segundo piso do shopping.

Durante 10 dias, a exposição ficará aberta ao público com sessões de aproximadamente 15 minutos de duração e lotação de 20 pessoas por sessão. Os ingressos gratuitos serão distribuídos da seguinte forma: 50% para retirar antecipadamente e 50% para fila presencial. São 8 projetores de 4.000 lumens laser para as paredes e 6 projetores 4.000 lumens laser para o chão.

Segundo o idealizador do projeto, VJ Lobo, “o Círio de Nazaré é memória, faz parte de todo paraense. E poder fazer uma imersão por meio do vídeo mapping, trazendo ao público um espaço totalmente preenchido com projeção 360º e ainda usando o chão da do espaço como tela de projeção pra contar uma história que atravessa nossa cultura há séculos... É muito honroso para mim! A ideia não é proporcionar uma vivencia por meio das artes visuais e da tecnologia”, afirmou.


Ainda segundo Lobo, “costumo dizer que esse projeto é filosoficamente antropofágico. Como assim? Antropofagia é o ritual indígena onde os indígenas vencedores na guerra, comiam a carne do oponente vencido, somente os oponentes mais bravos. E assim acredita-se que a força sabedoria passava para quem os comiam. É dessa forma que nossos projetos são. A gente se alimenta de conhecimento e técnicas artísticas, se alimenta de inúmeras formas de tecnologia para que a gente possa valorizar e difundir a nossa cultura, nossos artistas. Assim, partilhar o legado e o conhecimento de tantas pessoas que antes de nós... Cuidaram de nossa cultura. É preciso visitar o passado e entender o agora!”, concluiu.

A realização do projeto "Círio de Sensações" é de VJ LOBO e da AmpliCriativa, com patrocínio da Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão Pará, com apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré. 

 

Agende-se

Exposição imersiva “Círio de Sensações”

Data: 07/10 a 16/10

Local: Shopping Bosque - 2º Piso (loja - 1007B, antiga "Forever 21")




Fonte: O Liberal (foto)

Texto: Thainá Dias

Nenhum comentário