Projeto Moquém Mairi promove festival de Saberes Ancestrais

 A programação do evento reunirá nomes como Ailton Krenak, Márcia Mura, Negô bispo e outras lideranças, nesta quinta-feira (20), em Belém. As inscrições são gratuitas!


Além de palestras, rodas de conversas, vivências práticas, o evento também contará com uma feira de produtos da cultura alimentar dos povos ancestrais. | Divulgação


Com uma programação composta por palestras, rodas de conversas, vivências práticas e feira com produtos de cultura alimentar, o projeto “Moquém Mairi: diversos mundos, diversas economias” se volta para a sociobioeconomia em torno das produções indígenas, quilombolas, agroecológicas e culturais dos interiores, 


O objetivo do evento, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022, no Museu do Estado do Pará (MEP), visa debater e movimentar a economia a partir da cultura dos povos ancestrais, por meio das artes, pinturas, cultura alimentar, literatura e outras formas, trazendo como resultado uma economia coletiva que abraça e distribui saberes e a retomada de territórios.

Idealizadora do projeto, a ativista e pensadora indígena Tainá Marajoara reforça a importância de manter viva a cultura e as técnicas dos ancestrais para o futuro.

“No mesmo período em que batemos recorde de devastação da Amazônia e morte de lideranças. Nós acendemos nosso moquém como um esperançar em defesa dos conhecimentos, saberes e de celebração da nossa existência enquanto artistas e fazedores culturais, que fazem do seu modo de vida os seus circulares econômicos”, declara.

Tainá, que faz parte do povo originário Aruã Marajoara, também explica a escolha do nome do projeto criado em 2018. “Moquém chega para falar do tempo, da celebração da ancestralidade de ensinamentos para o futuro, vem para manter viva a técnica ancestral e o bem viver. E Mairi, por sua vez, celebra a permanência das culturas e a memória dos povos nessas terras, hoje, chamadas Belém, a Mairi Tupinambá”, finaliza.

O Moquém Mairi contará com uma extensa programação de palestras e oficinas sobre as culturas dos povos originários.
 O Moquém Mairi contará com uma extensa programação de palestras e oficinas sobre as culturas dos povos originários. | Divulgação

  

CULTURAS ALIMENTARES

Partindo do entendimento de que as culturas alimentares também fazem parte das culturas ancestrais, os organizadores do Moquém Mairi procuram reafirmar a importância de processos econômicos justos e descentralizados e da cultura alimentar para a justiça climática e defesa da Amazônia, com as raízes fincadas em comidas livres de agrotóxicos e transgênicos e repletos de sabedoria dos povos amazônicos.

Por esse motivo, ao longo do festival, uma feira com produtos e alimentos elaborados com originalidade e afeto será disponibilizada para o público. Todos produzidos de modo comunitário e agroecológico.

PARTICIPANTES

Entre os participantes do evento, estão lideranças indígenas, quilombolas, ativistas alimentares, e renomados pesquisadores como o líder indígena, ambientalista e filósofo, Ailton Krenak; a escritora e artivista, Márcia Mura; o fundador da primeira rádio indígena do país, Anapuaka Tupinambá; a pesquisadora e artista, Naine Terena; o poeta e escritor quilombola, Negô Bispo e muito mais.

A proposta do encontro é celebrar a ancestralidade, que cultiva as histórias originárias, populares e tradicionais. Compartilhando saberes diversos, e mantendo viva a técnica por meio de valorização das raízes da nossa cultura. E também pautar novos mercados, economias emancipatórias e novas formas de distribuição e geração de renda a partir dos ativos culturais

INSCRIÇÕES

Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário, no link oficial do Moquém Mairi. Como a participação é gratuita, basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20/10 

Sala Moquém Mairi

15h - 18h: Oficina Etnomídia e Empreendedorismo Indígena, com Anapuaka Tupinambá - No Pátio do Palácio. 

18h: Abertura Moquém Mairi com Márcia Mura, Iacitatá e REDE RAMA. 

DIA 21/10 - Moqueadas 

Sala Moquém Mairi: Valentias Poéticas 

10h-12h Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor),  e Márcia Mura (escritora e artivista). 

14h - 16h: Cultura Alimentar, Sistemas Alimentares Justos, Sóciobioeconomia ou a Sindemia Global. (José Sebastião, Tatiana Sá, José Romano, Carlos Ramos, Edgar Amaral, Tainá Marajoara, MST).

16:30 -18h: Artes Cosmopolíticas, Outras Economias e Justiça Climática (Célio Torino, Naine Terena, Joyce Cursino e Magno Cardoso, Miguel Chikaoka)

18:15 - 19:30h: Confluências da Contra Colonização Nego Bispo e Mestra Laurene Ataíde 

DIA 22/10 - Moqueadas

Sala Moquém Mairi 

09 -11h: Comunicação e narrativas contra-hegemônicas: Tatiana Almeida do Joio e o Trigo; Anapuaka Tupinambá da Rádio Yande;  Pedro Neto da Amazônia Real; Roberta Brandão do Coletivo de Comunicação da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

11 - 13h: Palavra de Mestra: roda de confluências entre Mestres e Mestras de Cultura 

Sala Moqueada de Futuros

10h - 12h:

Contra Narrativas de Arte e Consumo - Pesquisa sobre consumo e conceitos da arte indígena - Oficina Naine Terena

Feira dos Povos

Produtos de cultura alimentar e da Agroecologia, livre de agrotóxicos, transgênicos e produzidos de modo justo e com respeito ao meio ambiente.

20/10: 15h 20h

21/10: 09h - 19h

22/10: 09h - 13h  


Fonte: O Liberal 

Nenhum comentário