Assombrações: Belém terá a 4ª edição do Circuito Visagento

 Evento resgata lendas e histórias sobre as visagens e assombrações num cortejo que sai do Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá


IV Cortejo Visagento terá personagens e curiosidades do imaginário assombroso de Belém | Reprodução/Arquivo Pessoal


OHalloween é uma brincadeira - uma festa, na verdade - norte-americana que acabou se espalhando pelo mundo e que já faz parte do calendário de eventos alternativos no Brasil. O detalhe é que "celebrar os mortos", no dia 31 de Outubro, em Belém, não poderia ser igual a como se faz nos Estados Unidos.


Afinal, quem leu 'Visagens e assombrações de Belém', de Walcir Monteiro, sabe que não faltam inspirações  para personagens que mexem com o imaginário paraense até hoje. São lendas urbanas que se eternizaram e que, para muitos, se tornam palpáveis quando se conhece, por exemplo, "a moça do táxi", cujo restos mortais repousam - ou, pelo menos, deveriam repousar - no Cemitério de Santa Izabel, no bairro do Guamá.

Morto-vivo no caixão: curso para organizar velório viraliza

Aliás, por falar nesta necrópole, que é a maior da capital paraense, é de lá que vai sair o Cortejo Visagento. Um evento que chega à 4ª edição e deve reunir centenas pessoas na noite de 31 de outubro. Funciona como uma espécie de bloco de carnaval, no qual os brincantes vão fantasiados de personagens que assombram o belenense, principalmente a noite.

No ano passado, a drag quen Dzi Vedette se inspirou numa lenda da década de 1920, que era contada por trabalhadores do porto de Belém. Conta a história que uma moça foi abandonada no altar, no dia do casamento. A igreja era uma das que ficam na área do centro comercial da cidade, logo próximo do cais da escadinha para onde ela saiu correndo desesperada e se lançou no rio. Desapareceu.



O corpo nunca foi encontrado e por muitos anos trabalhadores dali relataram sempre ver uma moça vestida de branco, chorando e se jogando nas águas da baía de Guajará. A criação do traje e da maquiagem que Vedete vestiu foi do estilista Raphael Arkanjo.

"Já estamos trabalhando no personagem para este ano. Por enquanto, é sigilo, mas fomos buscando histórias de visagens que as pessoas de Belém contam e que não está no livro de Walcir (Visagens e Assombrações de Belém)", disse Vedette.

Apoiadores de Lula são barrados em estabelecimento de Belém

A organização do Cortejo Visagento é do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, que vai premiar as fantasias mais criativas e mais bem elaboradas. O prêmio será em dinheiro, sendo que o valor não foi divulgado ainda. Quem for ao Cemitério de Santa Izabel, na noite do dia 31 vai conhecer o "Boto". Será este ser encantado que vai estar distribuindo pulseiras e credenciando as fantasias que vão participar do concurso.

Ainda na concentração, no corredor de entrada do cemitério, haverá contação de histórias e outras atividades lúdicas. O cortejo foi pensando de forma a trabalhar as lendas urbanas de Belém com os alunos de escolas públicas. Agora, já atrai brincantes de várias partes da capital paraense.

Serviço: IV Cortejo Visagento

Dia: 31 de outubro

Concentração: Cemitério de Santa Izabel

Informações: (91) 98338-7496 / (91) 32495270

Colaborações financeiras por meio Pix: Chave - ecnbiblioteca@gmail.com (descrição da transferência: Cortejo 2022).




Fonte: O Liberal 

Texto: Denilson d'Almeida

Nenhum comentário