Destaque internacional no piano, Leonardo Hilsdorf se apresenta em Belém na próxima terça-feira (18)

 Um dos nomes de maior ascensão na cena clássica mundial, se apresenta na Fundação Amazônica de Música

"Confesso que estou bastante animado, não só para o recital como para conhecer Belém", diz o pianista (Thiago Nunes)


Festival Internacional de Piano apresenta, na série “Estrelas do Piano”, o pianista Leonardo Hilsdorf. Natural de São Paulo, um dos nomes de maior ascensão na cena clássica mundial, Hilsdorf se apresenta em Belém no dia 18 de outubro, a partir das 20h, na Fundação Amazônica de Música, na Sala Augusto Meira Filho.

O festival tem direção artística e coordenação geral de Lilian Barretto e patrocínio exclusivo do Instituto Cultural Vale. A programação dá continuidade à tradição do Concurso Internacional BNDES de Piano, que descobriu e promoveu inúmeros talentos do Brasil e do exterior, de 2009 a 2016.

O pianista Leonardo Hilsdorf vem sendo cada vez mais respeitado, tanto no Brasil como em países da Europa e nos Estados Unidos. Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como "fenomenal"  e "encantadora e magistral", pelos jornais internacionais Fuldaer Zeitung e L'Indépendant. Por dois anos, foi um dos solistas selecionados para a residência artística na Capela Musical Rainha Elizabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora

Quem é Leonardo Hilsdorf 

O artista é bacharel em Piano na Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston (EUA), orientado por Wha Kyung Byun e Russell Sherman. Leonardo foi ainda bolsista do Concurso Internacional BNDES de Piano para estudos na França.

Vivendo atualmente entre Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra), Hilsdorf vem da Europa ao Brasil para uma pequena turnê, que contemplará Belém. "Confesso que estou bastante animado, não só para o recital como para conhecer Belém. É a minha primeira vez no Pará e na região Norte do Brasil. Ouço falar muitas coisas boas, da cultura, da comida, das pessoas, dos encantos e até mesmo da tradição de música clássica, o que para um lado é bastante surpreendente, especialmente para quem nasceu no eixo Rio-São Paulo e não sabia que existia outro estado que mantém essa tradição de forma tão forte", destaca.

O pianista Nelson Freire, considerado um dos melhores do mundo, falecido em 2021, destacou as qualidades de Hilsdorf. "Tive a oportunidade de ouvir o jovem pianista Leonardo Hilsdorf em diferentes ocasiões, e posso afirmar que se trata de um pianista de incomum talento. Leonardo possui musicalidade refinada, sólida técnica e uma personalidade artística singular. Ele tem essa capacidade de se comunicar com o público através de sua música", afirmou

O jornal francês L'Indépendant também elogiou a performance ao vivo do músico "O recital de Leonardo Hilsdorf, à beira de uma carreira internacional brilhante, foi um real encantamento, tendo demonstrado uma técnica transcendente respaldada por linda musicalidade. Ele fascinou o público com sua leitura das grandes obras do repertório", declarou o periódico.



Fonte: O Liberal 

Texto: Thainá Dias


Nenhum comentário