Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz recebe trio do Cazaquistão em concerto gratuito

Concerto será às 19h, no Theatro da Paz, com regência do maestro Miguel Campos Neto

Em Belém, o trio executará participação solo em obra de Beethoven (Aygerim Yersainova)


O público de música clássica de Belém tem uma opção de entretenimento gratuita e de nível internacional nesta sexta-feira (27), no Theatro da Paz. Sob regência do maestro Miguel Campos Neto, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) recebe, às 19h, o Forte Trio - Trio Estadual da República do Cazaquistão para um concerto no Theatro da Paz.

O grupo integra a Organização de Concertos “Kazakhconcert”, que reúne atividades artísticas de música erudita, teatro e folclore do Cazaquistão. É formado por Timur Urmancheyev (pianista e diretor artístico), Maxat Jussupov (violino) e Murat Narbekov (violoncelo). Com passagens por espaços culturais de vários países, o trio já se apresentou em cidades como Roma, Paris, Berlim, Moscou e Pequim.

Em Belém, o trio executará participação solo na obra "Concerto Tríplice para Violino, Violoncelo e Piano Op.56", do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que estreou em 1808, em Viena (Áustria). "É a obra mais conhecida e mais consagrada para essa formação com acompanhamento de orquestra", comenta o condutor Campos Neto.

De acordo com maestro, a parceria com os músicos do Cazaquistão foi possível por meio da conexão com o compositor francês Pierre Thilloy, que já esteve na capital paraense em momentos importantes junto à OSTP, como no concerto de celebração dos 400 anos de Belém, em 2016, e na estreia mundial de uma composição autoral chamada "Amazônia", em 2019. 

"Então, Pierre sugeriu fazer uma ponte entre o Forte Trio e as orquestras do Brasil. O que esse intercâmbio demonstra é justamente que a música é uma força que conecta pessoas. O Pierre chegou a escrever música para instrumentos típicos do Cazaquistão, instrumentos folclóricos, então foi a partir daí que começou a conexão entre nós", explica Miguel Campos Neto.

Turnê

O Forte Trio está em turnê pelo Brasil e já passou pelo Rio de Janeiro e Brasília. Na próxima segunda-feira (31), o grupo segue para Goiânia, onde fará concerto com a Orquestra Sinfônica da capital, também sob a regência de Miguel Campos Neto, maestro titular da OSTP.

 

Serviço

Concerto do Forte Trio - Trio Estadual da República do Cazaquistão e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Regência: Miguel Campos Neto

28/10, às 19h 

Entrada gratuita

Local: Theatro da Paz (Rua da Paz S/N - Centro)
Ingressos: retirada no dia do concerto - 9h no site www.ticketfacil.com.br (R$ 2, custo de emissão) e a partir das 18h na bilheteria 

Informações: (91) 98590-3523 - bilheteriatdapaz@gmail.com



Fonte: O Liberal (texto)

Nenhum comentário