Ziraldo completa 90 anos e é celebrado por paraenses, confira

 O quadrinista Gidalti Jr e a professora e jornalista Rosaly Brito destacam as vivências com a arte de Ziraldo, seja nas obras infanto-juvenis a exemplo do Menino Maluquinho, quanto no jornalismo alternativo, como o Pasquim


O cartunista Ziraldo completa hoje (24) 90 anos de vida celebrados por fãs, entre eles, paraenses que apontam as contribuições de Ziraldo na literatura e comunicação. "O Menino Maluquinho", é um dos maiores e mais importantes personagens de Ziraldo, premiado e traduzido para inúmeros idiomas. (Reprodução / Divulgação)

O cartunista Ziraldo completa hoje (24) 90 anos de vida celebrados por fãs, entre eles, paraenses que apontam as contribuições de Ziraldo na literatura e comunicação. "O Menino Maluquinho", é um dos maiores e mais importantes personagens de Ziraldo, premiado e traduzido para inúmeros idiomas. O quadrinista Gidalti Jr e a professora e jornalista Rosaly Brito destacam as vivências com a arte de Ziraldo, seja nas obras infanto-juvenis a exemplo do Menino Maluquinho, quanto no jornalismo alternativo, como o Pasquim.

Ziraldo Alves Pinto, recebeu o nome a partir da junção dos nomes da mãe Zizinha e do pai  Geraldo. Aos seis anos já desenhava e publicou o primeiro desenho em "A Folha de Minas". Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, de Belo Horizonte. Em 1957começou a publicar na revista "A Cigana". Em 1960, criou a turma do Saci-Pererê, na revista O Cruzeiro, e virou desenhista de histórias em quadrinhos com o lançamento da revista Pererê, da qual faziam parte o Saci e toda a turma. Ziraldo foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim" publicado de 1969 a 1991. Por expressar suas posições políticas, durante a Ditadura Militar brasileira foi preso diversas vezes.

"Ziraldo se destacou como um grande comunicador em um período muito peculiar da imprensa brasileira, em que, sob a ditadura do pós-64, floresceu e se escreveu uma das mais belas páginas da história de nossa imprensa de resistência", disse Rosaly ao começar a explicar a importância de Ziraldo.

A professora de comunicação destacou que entre 1964 e 1980, cerca de 150 jornais da imprensa alternativa faziam oposição ao regime ditatorial brasileiro, entre eles "O Pasquim", jornal que recebia a contribuição de Ziraldo "Ele foi um dos principais nomes de 'O Pasquim', que surgiu em 1969 e circulou até 1991. Caracterizado pela linguagem satírica, foi um dos jornais alternativos mais longevos que, além do combate à ditadura, teve um papel muito importante ao retratar o cenário da contracultura que vigorava nos anos 1960 em todo o mundo", pontuou Rosaly.

Dentro dos quadrinhos e a atualização deste para as redes sociais, Rosaly afirma que o papel de crítica social dos cartunistas continua presente e Ziraldo forma as novas gerações. "É o que se pode chamar de um 'gênio criativo'. O humor como um canal essencial da crítica social e política que, muitas vezes, não se coaduna com os estreitos limites da política editorial dos jornais; O humor, tal como praticado por Ziraldo e os grandes de sua geração, oxigena e se contrapõe frontalmente a esse preceito irrealizável de imparcialidade jornalística. Por definição, pressupõe a tomada de posição, ri e debocha dos poderosos. E nisso Ziraldo foi um mestre e fez escola", declarou.

Gidalti Jr, pensando sobre a trajetória de vida de Ziraldo, avalia como "ilustre" e "diferenciada", pois na sua visão Ziraldo é um patrimônio brasileiro. "Cartunista, desenhista, jornalista multitalentoso que merece todo esse reconhecimento, essa festa no dia do seu aniversário. Tendo em vista a relevância do Ziraldo para os quadrinhos. Muito além do que os quadrinhos eu destacaria a importância dele para a cultura do Brasil", falou.

"Criou personagens icônicos como 'O Menino Maluquinho', 'Pererê',  também fez parte da fundação do Pasquim, trabalhou na revista Cruzeiro. Ziraldo fez parte também da história da comunicação no Brasil, do jornalismo, teve um papel extremamente relevante na resistência à ditadura, foi bastante criticado, sofreu a pressão também do regime militar e da censura. Também teve uma postura nacional, valorizando a nossa cultura. Satirizava os heróis clássicos dos quadrinhos americanos", completou.

Gidalti celebra os 90 anos de Ziraldo e destaca ainda que se sente inspirado, até hoje, pois com o passar do tempo a sua arte se tornou ainda mais brilhante, definiu. "Sua capacidade de de se comunicar com o desenho, com as cores, com a composição.. Fico muito impressionado quando eu leio, vejo alguma ilustração, alguma charge ou algum quadrinho produzido pelo Ziraldo, porque é de uma maestria, de uma elegância, de uma sabedoria do uso da linguagem gráfica, do uso das palavras. Ziraldo com 90 anos só comprova que o artista melhora com o tempo. Ziraldo é esse grande maestro que chega muito bem aos 90 e nos enche de orgulho", finalizou.

 

Ziraldo celebra 90 anos com exposição e série na Netflix

Na nova série de O Menino Muluquinho que estreou no dia 12, dia das crianças, o protagonista percebe a vida mudar a partir do divórcio dos pais. Para Ziraldo, atualizar o personagem que nunca envelhece, mas foi criado há 42 anos, é importante. “A importância da nova versão é a necessidade premente do personagem se atualizar sempre. Já se passaram 42 anos desde sua criação e o mundo nunca mudou tanto nem tão rápido quanto nesses últimos anos. O Maluquinho tem que estar conectado com essa evolução”, falou o cartunista em entrevista ao portal de notícias Metrópole.

A Editora Melhoramentos aproveitou o mês de outubro para homenagear o cartunista, com novas obras, edições especiais, além de um e-book voltado para educadores. "90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos", organizado pelo cartunista e editor Edra traz 45 cartunistas e 45 escritores de todo o país, para contar um episódio, "pitoresco ou significativo envolvendo Ziraldo".


Fonte: O Liberal 

Texto: Emanuele Corrêa

Nenhum comentário