Projeções Mapeadas desenham o corredor da Trasladação do Círio

 O projeto 'À Luz do Círio' apresenta mais uma edição


Nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, Belém ganhará mais uma edição do projeto “À Luz do Círio”. A iniciativa transforma fachadas de casarões antigos, localizados no trajeto da Trasladação do Círio, em telões de arte. Toda a programação ocorre durante a procissão, no Museu do Círio, onde projeções em vídeo mapping de imagens são apresentadas. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização da Namazônia, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Com o retorno da programação tradicional do Círio, a iniciativa apresentará fotografias de dezenove convidados, entre fotodocumentaristas, fotojornalistas e uma artista performática. Segundo o fotógrafo Guy Veloso, que divide a curadoria com Ceci Bandeira, mestra em

Artes, houve um aumento nas inscrições de fotojornalistas, em comparação ao ano anterior. 

De acordo com ele, o processo de seleção é difícil, devido a qualidade dos trabalhos inscritos. Ele afirma que a capital pode ser o lugar de fotógrafos com o nível mais “elevadíssimo”. 


A escolha das fotografias foi feita de forma minuciosa para que fosse possível construir uma narrativa sobre a manifestação de fé dos paraenses. Uma das novidades nesta edição do projeto é a inclusão de uma performance da artista Edivânia Câmara. 

Outra participação é da da artista visual convidada, Roberta Carvalho. Através da sua contribuição, as imagens ganharam movimento e iluminação que tornarão as projeções surpreendentes. 

Para os interessados em projeção que desejam aprender mais sobre a técnica, haverá entre os dias 13 e 15 de outubro uma oficina sobre projeção mapeada com o nome “A Cidade Como Tela”. As aulas serão ministradas por Roberta Carvalho, no auditório Acyr Castro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site (www.,namazonia.org).

(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)



Fonte: O Liberal

Texto: Painah Silva

Imagem: Paula Giordano

Nenhum comentário