Braçança vai ganhar liceu e teatro





O prédio histórico da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro, em Bragança, município do nordeste do Pará, vai abrigar o Liceu de Música, e o espaço onde fica a quadra de esportes será transformado no Teatro do Liceu. O projeto de restauração e adequação da escola, elaborado pela Secretaria de Estado  de Cultura (Secult), foi apresentado na cidade no sábado (8), durante evento realizado no Museu da Marujada, e tem a autoria do arquiteto e secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes.
Segundo Gustavo Leão, diretor de Projetos da Secult, a escola será completamente restaurada para resgatar as características originais da construção, um palacete de estilo eclético, com traços característicos da arquitetura predominante no Pará no início do século XX. O prédio receberá tratamento acústico para abrigar as aulas e oficinas de música, que serão oferecidas no Liceu. A escola, que ocupa um quarteirão inteiro no centro de Bragança, foi desativada, e ao longo dos últimos quatro anos vinha sendo depredada e sofrendo a ação do tempo, o que dificulta o trabalho de restauração.
“A Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro teve pisos e janelas saqueados. O espaço ganhará uma estrutura completamente nova, com exceção das paredes, mas com o cuidado de deixa-lo no mesmo formato original”, ressaltou Gustavo Leão.
A área externa vai abrigar um teatro, o primeiro de Bragança, que será erguido em estrutura modular metálica, com capacidade para 370 lugares. O espaço será completamente refrigerado, com equipamentos e iluminação de última geração. Até o final de fevereiro de 2013 o projeto deve estar concluído, para o lançamento do edital da obra.
Jovens Talentos – A criação do Liceu de Música faz parte da segunda fase de implantação do Projeto Jovens Talentos, que terá sua sede oficial no prédio restaurado. O projeto arquitetônico e a distribuição interna dos espaços, incluindo o porão da escola, foi baseado na dinâmica do Projeto Jovens Talentos, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes pela prática musical.
Para o próximo ano, o projeto pretende oferecer cursos para todos os instrumentos musicais, já que a planta arquitetônica do Liceu prevê espaços para esses cursos. O gerente de Música da Secult, João Augusto Almeida, disse que o Liceu será uma instituição de ensino musical completa e equipada, em condições específicas que darão à cidade de Bragança um espaço com uma estrutura única no Estado.
“Sabemos do poder transformador da música. Sabemos do impacto que esse novo espaço terá na sociedade bragantina. Ficamos felizes com o que conseguimos realizar até o momento na cidade e sabemos que esse projeto só tende a crescer cada vez mais, com a instalação do Liceu de Música e do Teatro do Liceu”, afirmou João Augusto Almeida.
O Projeto Jovens Talentos foi criado em agosto deste ano pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e é destinado à iniciação musical e formação de crianças e adolescentes. O projeto piloto foi implantado em Bragança, em parceria com a Prefeitura, e apoio de organizações não governamentais (ONGs) que também trabalham com música na região bragantina. O projeto, destinado a alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, é completamente gratuito, e já atende cerca de 60 crianças e adolescentes.
Fonte: Agência Pará