Recordar é Viver - Crônica de Hugo Antonio Ferrari (in memoriam)


Honrosamente, por algum tempo o conceituado articulista, Hugo Ferrari emprestou sua categoria ao JC, assinando obras magníficas como esta, reproduzida e oferecida aos leitores do Blog. Conheci o trabalho de Hugo através de O Liberal e então o convidei para fazer parte do JC. Com simplicidade o obidense Hugo, que tanto amou sua terra, se prontificou e me atendeu. A partir de agora, estarei postando artigos escritos por ele, verdadeiras obras primas da literatura, com a autorização de seus familiares (PV).

AMAR PARA SER FELIZ
Hugo Antônio Ferrari
Muitos dizem que a felicidade não existe, ou se existe, é tão-somente para aqueles que conseguem alguma estabilidade financeira que, ao meu ver, não representa propriamente felicidade, a menos que seja partilhado com os mais necessitados.
Agora, juntar dinheiro com usura, egoísmo, transforma-se em maldição!
Já por outro lado o dinheiro, quando fruto da corrupção, da esperteza, nunca se transformará em felicidade.
Mas, a felicidade existe sim! Não a vemos, porém, sentimos os seus efeitos na nossa vida em muitos momentos, sobretudo, quando praticamos ações que elevam a dignidade da pessoa humana.
Felicidade é sinônimo de amor, de carinho, de perdão para com o nosso próximo.
Tratar bem as pessoas, lutar pela paz, é uma forma de sentir a felicidade tocar a nossa alma.
O desejo de ser feliz estará sempre ao nosso alcance a qualquer momento
Infelizmente, muitos não percebem pelo fato de estarem contaminados pela indiferença. 
Um cumprimento cordial ao nosso semelhante, um sorriso, um aperto de mão, um abraço, um beijo, já representa uma boa dose de felicidade para que dá e recebe.
A felicidade não é exigente, pelo contrário, se contenta com pequenos gestos que praticamos no nosso dia-a-dia.
A grande verdade, é que em muitas ocasiões desperdiçamos a busca da felicidade. Ela está no nosso meio, pronta para alegrar o nosso viver e, muitas vezes, a ignoramos.
Nunca o nosso mundo precisou desfrutar de tanta felicidade como atualmente, a fim de nos assegurar uma existência mais tranquila, bem longe da violência, da criminalidade, do desamor.
Precisamos entender que a felicidade não se compra nem cai do céu, daí a necessidade em conquistá-la através das nossas boas atitudes.  
Amar é abrir as portas do nosso coração para receber a felicidade. Não há nenhum mistério! Basta querer ser feliz.
Jesus nos deixou uma grande lição para alcançarmos a felicidade: A humildade!
Aquele que se humilha e se faz servo do irmão, estará garantindo a presença da felicidade durante a sua passagem por esta Terra.
Assim sendo, espalhemos a felicidade, na certeza de estarmos plantando um futuro bem melhor para toda humanidade onde, cada um de nós, estaremos inseridos.

Autor: Hugo Antonio Ferrari, de saudosa memória.