Projeto registra 'memória' das artes no Pará



Nota 10 para o IAP que acorda para dar ênfase a um trabalho que já deveria ter sido feito, mas como tudo tem o seu momento certo, o resultado é importante para a  valorização da cultura paraense. Espero que esse tipo de ação refresque a memória dos gerenciadores da cultura de Capanema e algo seja feito, pois aqui não temos arquivo de memória. O tempo vai passando e tudo fica no esquecimento. Com a palavra a Secretaria Municipal de Cultura. (PV).

Maria Sylvia Nunes.
O Instituto de Artes do Pará (IAP) lança, em Belém, o "Projeto Memória", que objetiva registrar depoimentos de pessoas que atuaram diretamente no circuito artístico do estado nos anos 50 e 60 do século passado. O projeto conta com o apoio da Amazon Filmes, que realiza as gravações.

As gravações já começaram com o registro da professora e diretora de teatro Maria Sylvia Nunes. Maria Sylvia relembrou a infância, a juventude, o namoro e o casamento com o professor Benedito Nunes, as reuniões literárias no Central Café e a Belém dos anos 1950. A professora criou a Escola de Teatro da UFPA e também é um nome importante na história da criação da TV no Pará.
O próximo depoimento será de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, professor da Escola de Teatro do Pará. No decorrer de 2013, outras figuras centrais do segmento artístico irão dar sua contribuição ao projeto com narrativas que remetem à história cultural do estado.

Como parte das atividades, o material produzido será distribuído gratuitamente no Pará a todas as escolas públicas e historiadores.
Fonte: G1/PA