Paróquia de Capanema: De padre Sales a frei Rodrigo




     Novembro e dezembro marcam os festejos da Santa Padroeira dos capanemenses em nostálgicas noites de confraternização, evento que tem tradição de mais de 60 anos. A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encarrega de coordenar a Festa que envolve todos os setores da igreja, mobilizando líderes que se dedicam de corpo e alma no trabalho voluntário. A nostalgia se completa com a contemporaneidade, pois famílias tradicionais de Capanema são frequentadoras da Festividade.
     A história da Festa da Padroeira é contemplada com a existência dos escritos sobre a criação da cidade e antes da definição da categoria, passando de povoado a Vila, a religião católica teve seu marco com a construção de uma capela feita em palha de palmeiras  da região. Esses foram os primeiros passos e naquela época, costa na história que a primeira missa aqui realizada foi celebrada por padre José Maria do Lago,  convidado especial para a ocasião.
     Depois de algum tempo, a prelazia da capital destinou alguns frades para desenvolverem serviços que ao serem concluídos, redundaram  na construção de um templo, obedecendo a arquitetura da época, com a predominância de pedras, juntadas a material argiloso, sendo que tijolos cerâmicos também fizeram parte do projeto. Erguida a Igreja Matriz (atualmente auditório frei Leônidas Vavassori), a Paróquia começou a despontar como uma das mais importantes e então, os frades foram designados para o trabalho de evangelização.
     Considerando que a cidade rumava para o desenvolvimento, o clero ajudava a decidir casos com a comunidade e com a força religiosa, os passos foram acelerados e os católicos fizeram edificações, multiplicando em números os seguidores da religião Católica Apostólica Romana.

Padre Sales – Para adiantar o compasso da história, a Paróquia começou a ter seus líderes e coube a Francisco Sales, firmar o que já havia sido marcado com a pedra fundamental. Padre Sales, como era conhecido, administrou a Paróquia e dividiu serviços sacerdotais com outros confrades, até  Capanema conhecer a emblemática figura de frei Hermes Recanatti, que juntamente com frei Leônidas Vavassori, trouxe as tradições italianas, administrando a Paróquia por longos 30 anos. Adaptado aos costumes da cidade, frei Hermes comandou o rebanho da igreja, em certos momentos, usando a austeridade, prática comum para quem assumia responsabilidade de colocar nos trilhos uma comunidade tradicionalmente evangelizada, entretanto, até então, desprovida de um líder que apresentasse inovações.


     Profecias – Quem acompanhou o trabalho de frei Hermes é sabedor de  algumas atitudes que ele tomava, determinando regras e exigindo o cumprimento por parte dos paroquianos. Com essas decisões, frei Hermes não admitia desobediência e mantinha sua palavra, sem desmanchar qualquer ato que ele houvesse decidido. Há também registros de coincidências que eram consideradas verdadeiras profecias, consolidando as decisões, mas em certas ocasiões, o italiano mostrava sua sensatez, contando com o apoio da comunidade. Um dos pontos importantes da passagem de frei Hermes por Capanema, diz respeito a amizade que ele tinha com o pastor Armando Chaves Cohen, líder da Assembleia de Deus.    

     Desprendimento- A Paróquia crescia e a Matriz ficava pequena para receber os católicos nas celebrações das missas e durante a Festividade, pessoas de todas localidades vizinhas, vestiam-se à caráter para prestigiar o tradicional arraial, construído no largo da Matriz. Os vendeiros aproveitavam  o movimento intenso e ofereciam iguarias da culinária interiorana, sendo que os produtos derivados da agricultura, estavam disponíveis à gosto de cada freguês.

    
 Diversões – Carrossel, barquinha, bonde, roda gigante, pipoca, amendoim, jogos, tiro ao alvo , lâmpadas coloridas, guloseimas e o tradicional passeio na praça, relembram os momentos primitivos do arraial, hoje transformado apenas em pontos  de apoio para as comunidades.

     Barraca da Santa – Encontros de famílias para se confraternizem nas noitadas, com jantares, leilões, atividades culturais e entretenimento, formam o atendimento da Barraca, que passou a ser chamada Recreio da Festividade, os leiloeiros se encarregam de oferecer produtos frutos de donativos da comunidade e o “quem dá mais”, rende lucros que são destinados às obras sociais da Paróquia.



     Novos rumos – Com a morte de frei Hermes, a fraternidade dos capuchinhos designou mais um italiano para comandar a Paróquia, sendo a responsabilidade dada a frei Luís Guidicci , que deu sequência ao trabalho e implantou sua forma de gestão. A procissão de Corpus Christi, obra arquitetada por frei Hermes, se juntava a Festa da Padroeira, dividindo as atenções  dos paroquianos, sobretudo na magnitude representada.
     Atendendo a pedidos, frei Luís conseguiu autorização diocesana e implantou o Círio de Capanema em honra à Nossa Senhora do Rosário, festa que já dura 20 anos.

     Luís Carlos Morais -  O  Maranhão despontou na formação de padres, sendo formada a Província Norte, juntando os Estados do Maranhão, Pará e Amapá, começando revezamentos de sacerdotes a serviço das paróquias. A comunidade capanemense recebeu de braços abertos o então pároco Luís Carlos, que passou 11 anos trabalhando e ajudando a edificar as obras paroquiais. Assim como todos os outros que trabalharam em Capanema, frei Carlos desempenhou a contento sua função, firmando afinidade com muita gente. Entusiasmado com essa afinidade, Luís Carlos se juntou a um grupo de pessoas, fundando a Associação mantenedora dos serviços de radiodifusão, resultando na instalação da Rádio Antena C, que mesmo não tendo vínculo com a Paróquia, teve o incentivo do cidadão Luís Carlos Morais, que abraçou a causa comunitária, escrevendo seu nome e de outros na história da primeira emissora de rádio oficial de Capanema.


     

Gilson Baldez -  Por determinação da Província dos Frades Menores Capuchinos, a Paróquia de Capanema passou a ser comandada por frei Gilson Baldez, sacerdote estudioso que em pouco tempo como pároco, contribuiu para o fortalecimento da religião católica, através de ações quantitativas que somaram no desenvolvimento da Paróquia.

  




       Fábio Bernardo – A força e a juventude de frei Fábio, contribuíram para o avanço da Paróquia de Capanema,  creditadas as proporções evolutivas que ele implantou, adicionando trabalho e responsabilidade.

    




     Rodrigo Araújo -  Com a experiência de ter sido provincial por dois mandatos, José Rodrigues de Araújo, que usa  o nome sacerdotal de frei Rodrigo, está em Capanema há menos de 1 ano, enfrentando desafios a ele destinados, que situam-se na evangelização globalizada e moderna. Aos poucos, frei Rodrigo vai se adaptando a cidade, conhecendo os paroquianos e as lideranças, fatores que estão contribuindo sobre maneira para a sua administração. A exemplo de outros líderes paroquiais, ele tenta adquirir entrosamento o mais rápido possível, sendo que isso já é notado. Sua  primeira missão no comando da Paróquia de Capanema, foi coordenar a procissão de São Francisco de Assis, como forma de preparativo para a Festa Maior que é a da padroeira dos católicos capanemenses, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que começou na quinta-feira, 29 de novembro, e se encerra em 08 de dezembro.

Procissão das Luzes – Durante o ano as comunidades da Paróquia se reúnem e  promovem suas festividades, sendo que o fechamento transcorre com a festa da padroeira, na procissão luminosa, realizada dia 08 de dezembro. A Virgem Santa é homenageada nas ruas de Capanema, sob olhares de fiéis que a veneram e agradecem. Durante 9 dias, acontecem celebrações e atividades culturais que representam a Festividade da Padroeira do povo católico capanemense.

     De padre Sales a frei Rodrigo, apresentamos a síntese de uma festa tradicional, conhecida em vários pontos da região, que reúne muita gente e consta no calendário de eventos religiosos, orientados pela Diocese de Castanhal, ao comando de Dom Carlos Verzelletti.

Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa
Fotos: Arquivo do JC e divulgação


Obs. A reprodução desta matéria, requer a citação da autoria e direitos reservados ao Jornal de Capanema®.
                           
 Copyright © Paulo Vasconcellos