Arraial do Pavulagem promove Festa do Sol Poente




Desde 2008, as ruas de Cachoeira do Arari ganham cores e sons todo o mês de janeiro com o Cordão do Galo. Para arrecadar donativos para a iniciativa, o Instituto Arraial do Pavulagem promove, neste sábado, 22, um evento solidário a partir das 16 horas, no bar Botequim. A Festa do Sol Poente visa conseguir doações de alimentos não perecíveis e somar forças financeiras para a ação pública de cultura popular. Além do grupo Arraial do Pavulagem, o grande dia conta ainda com a participação de artistas como Allan Carvalho, DJ Azul e convidados.
A programação é realizada em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, há quase 11 anos por iniciativa do próprio instituto. Um dos fundadores do Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva explica que o Cordão do Galo, neste ano, deve reunir show de artistas convidados uma apresentação surpresa para as crianças e oficinas. "Pra nós, a experiência é que a criança possa ter esse território seguro, que faça atividades interessantes com temas culturais", comenta. 
O cortejo que conta com caixas artesanais de boi-bumbá e da orquestra João Viana, somados à muita música, dança e canto arrasta centenas de pessoas todos os anos e mantém viva a tradição das pessoas que seguem o Galo, brinquedo símbolo que perpetua a memória do padre Giovanni Galo, idealizador do Museu do Marajó. "Na verdade, o Cordão do Galo é uma homenagem ao Museu do Marajó, que infelizmente agora passa por momentos de dificuldades e está interditado. Neste ano, queremos chamar atenção pra isso e temos interesse que o museu seja reformado, seja reparado", ressalta Ronaldo.
Os preparativos começam na capital paraense a partir de ações culturais promovidas pelo instituto que chamam atenção para a iniciativa. "A gente constrói o Cordão do Galo todos os anos. O primeiro momento é aqui em Belém, onde são feitas as camisas para o cortejo, que são entregues às crianças e as apresentações", explica ainda o músico. 
 
Para contribuir com as comunidades locais do município marajoara que atuam no cortejo, o Pavulagem também arrecada alimentos não perecíveis, que poderão ser entregues no dia do evento. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos por meio do site do Sympla.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário