Festival Osga incentiva produção audiovisual




A 15ª edição do Osga - Festival de Vídeos Universitários, de abrangência nacional, movimentou a plateia do Cinema Olympia na noite desta quinta-feira (20), e contou com a premiação de vídeos em seis categorias. A cerimônia reuniu protagonistas e diretores dos vídeos, além de mais cineastas e críticos de cinema, estes últimos homenageados na sala de projeção. 
A educadora Betânia Fidalgo, reitora da Universidade da Amazônia (Unama), instituição promotora do Osga, e o professor Mário Camarão, organizador do festival, presidiram a premiação.
Na categoria Mini-documentário, o vencedor foi "Ele não! Mulheres paraenses contra o facismo", reunindo Joyce Cursino, Beatriz Mendes, Jaquelinny Lopes, Caroline Nogueira, Deisy Feio, Renan Tavares, Leandro Scanteburi, Juliano Batista, Raisa Fonseca e Ludiany Oliveira, da Unama e UFPA. "A gente fez esse recorte regional mostrando como foi o movimento aqui no Pará e quem são essas mulheres. Mais que um filme sobre posição política, é um registro que mostra o protagonismo dessas mulheres", declarou Joyce Cursino, diretora e roterista do vídeo. 
"Intravenosa" venceu a categoria Vídeo Arte. O trabalho reuniu Auchentauler Campos, Jonas Júnior, Sibely Nunes, Isac Vale, Nayla Aguiar e Carla Santana, da Unama, UFPA e UFRJ. 
Na categoria Vídeo Mobile, o vencedor foi "Vintage Doca", um trabalho de Leandro Tocantins e Marcel Saraty, da Unama. "Toda vez que você vem" foi o vencedor na categoria Vídeo Minuto. O trabalho tem a assinatura de Lucas Gutierres e Gabrielly Ferreira, da Unama. 
O vídeo "Azul Seguro Automotivo" foi o vencedor da categoria Vídeo Publicitário, produzido por Rodrigo Herênio e Marcos Henderson, da UFPA. 
Alunos da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, do bairro da Terra Firme, venceram a categoria Osga na Escola, com o vídeo "É nós por nós". Os responsáveis pelo trabalho foram Vinícius Costa, Victória Monteiro, Klebson Gomes, Kaio Couto, Renildo Silva, Kleidiane Farias e Renato Medeiros, sob coordenação da professora Lilia Melo (vencedora nacional do Prêmio Professora do Ensino Médio 2018, do MEC).
O festival acontece há 15 anos, ou seja, o que era uma brincadeira criada em sala de aula acabou se transformando em evento nacional, como ressaltou o professor Mário Camarão. O festival acontece nas unidades do Grupo Ser Educacional no País e a coordenação recebeu vídeos produzidos em Belém e em outros estados, produzidos por alunos e professores. 
Este ano, foram 60 trabalhos inscritos, do quais 17 sairam finalistas em seis premiações. Os vencedores em cada categoria reberam trófeus e mais R$ 15 mil em premiação.
A reitora da Unama, Betânia Fidalgo, destacou que a edição 2018 do Osga foi muito produtiva e surpreendeu as expectativas. "O tema do festival da Unama foi "Gentileza", pensando justamente para fazer com que, por meio da imagem audiovisual, possamos instigar a sociedade a pensar e repensar seus valores", salientou. 
Foram homenageados na grande noite do Osga a cineasta Jorane Castro; o produtor de audiovisual Ronaldo Salame; os críticos de cinema Luzia Miranda e Pedro Veriano e os jurados Marco Antônio Moreira, Dedé Mesquita, Tainah Coutinho, Afonso Galindo e Cezar Moraes. Os vídeos vencedores do Osga podem ser conferidos no Portal da Unama (www.unama.br).

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário