"Catalendas", eterno no imaginário popular, vira livro



Os bastidores do programa infantil "Catalendas", da TV Cultura do Pará, acaba de chegar às prateleiras da livraria. A atração foi exibida entre os anos de 1999 e 2013 e cativou não apenas as crianças, mas também os adultos. "Catalendas: uma história de bonecos na TV" conta a história do programa em 204 páginas, uma obra organizada pela Cultura Rede de Comunicação, que foi escrita pelo jornalista Guaracy Brito Júnior e traz fotos de Camila Lima e ilustrações de Dani Sá.
O lançamento será na sexta-feira, 21, às 19 horas, no Cine Líbero Luxardo, do Centur. Na ocasião, serão exibidos alguns episódios do programa e vendidos exemplares do livro. O evento é aberto ao público. 
"É emocionante ver o efeito que o Preguinho e o programa ainda causam nas pessoas! Depois de tanto tempo é algo fantástico", fala David Matos, integrante da Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, grupo que deu vida aos famosos personagens Preguinho e Dona Preguiça. Ele foi o manipulador do macaquinho Peralta, que é lembrado até hoje pelos fãs e admiradores do programa. David também participou da produção do livro.
Para Guaracy, o Catalendas conseguiu transmitir amor e cultura e, principalmente, destacou valores morais. Foi criado um laço afetivo dos personagens com o público. "O Catalendas reuniu as linguagens do teatro e da televisão", diz Roger Paes.
 publicação traz entrevistas com os profissionais envolvidos na criação e produção do programa, além de cartas de fãs. Ainda, proporciona o recurso de QR Code que possibilita aos leitores, por meio do aplicativo de celular, ouvir duas músicas da trilha sonora do programa criadas pelo músico Fábio Cavalcante.
 
Programa
A exibição pela TV Cultura Pará atinge a população de 115 municípios paraenses. O programa também foi veiculado em rede nacional pela TV Brasil, TV Cultura de São Paulo e no Canal Rá-Tim-Bum.
No mês passado, a emissora lançou um canal no YouTube com antigos episódios do Catalendas. A cada semana, a página é alimentada com outras histórias de Preguinho e Dona Preguiça.
No total, o Catalendas possui 115 episódios gravados entre os anos de 1999 e 2013. O Catalendas também fez sucesso em países africanos pela TV Brasil Internacional.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário