Jornalista Bianca Leão lança primeiro livro de poemas





Um caleidoscópio que, ao ser apontado para a luz, constrói com palavras, imagens que remontam sete anos de memórias. Este é o primeiro livro da jornalista Bianca Leão, que será lançado na tarde desta quarta-feira, 26, na Livraria Fox. Intitulado “Caleidoscópio de Memórias”, o livro será vendido por R$ 29,90 durante o evento, que contará com a presença da autora.
A obra traz poemas escritos ao longo dos últimos sete anos, mas uma vontade de escrever que vem desde a infância. “Eu sempre gostei de escrever desde criancinha, fazia livrinhos com histórias e desenhos e entregava para minhas tias, então o gosto pela escrita vem desde criança”, relembra. “Quando comecei a escrever esse livro eu era muito novinha, tinha uns 20 anos, então eu guardei os poemas para ver depois se gostava mesmo do conteúdo. Isso foi muito interessante porque eles foram mudando de sonoridade e significado. Então no livro estão todos os meus poemas que mais gostei”, explica Bianca.
O caleidoscópio é de memórias de situações vividas pela autora, mas que remetem a sentimentos cotidianos. São poemas que versam sobre desilusões amorosas, cenas cotidianas, sonhos, propostas e outros temas que abrem diversas possibilidades de interpretação a partir da subjetividade de cada leitor.
“São situações que eu vivi, e que por meio dos poemas eu consegui ressignificar. Embora sejam memórias minhas, são assuntos universais, então são poemas que dizem respeito a pessoas que foram embora, situações que tem a ver com saudade, alegria, etc. São memórias afetivas de diferentes situações, que dentro do livro foram imagens diferentes”.
Aos 31 anos, Bianca Leão é jornalista formada pela Universidade Federal do Pará, e já trabalhou como repórter, editora, analista de mídia e assessora de comunicação. Atualmente é mestranda em Comunicação pela UFPA. Sobre o lançamento do livro agora, ela diz: “Acho que tem a ver um pouco com os trinta anos, ele começou a ser produzido em dezembro do ano passado, quando eu me sentia mais segura e mais preparada para lançar o livro”.
“Caleidoscópio de Memórias” alia a poesia de Bianca às ilustrações da carioca Tarcila Alvarenga. As duas já tinham uma relação de amizade antes do livro. “Antes de ela começar as ilustrações a gente conversou bastante, e vimos que tínhamos muita afinidade de ideias, sobre o fazer poético, o lugar da ilustração no livro de poema, e as imagens líricas construídas com palavras e ilustrações. Inicialmente ela faria dez ilustrações, depois a afinidade foi tão grande que ela acabou fazendo também o projeto gráfico”, conta a autora. Segundo Bianca, ainda que o livro não seja exatamente feminista, o ponto de vista feminino atravessa todos os relatos.


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário