LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

 Edição: Cleoson Villar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Luiz Carlos Glins, André Mello e Alex Cunha.

Calor faz consumo de energia aumentar 9,1%
O consumo nacional de energia atingiu 33.718 gigawatts-hora (GWh) em janeiro, uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, distribuída hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Houve alta significativa em todas as classes de consumo e, segundo a EPE, o calor e a baixa base de comparação com janeiro de 2009, em meio à crise, explicam os dados.

O consumo industrial, por exemplo, teve alta de 13,2% em janeiro, sendo responsável por 5,2 pontos porcentuais na taxa nacional. Neste caso específico, a baixa base de comparação foi destacada pelos técnicos da EPE. Já as classes de consumo residencial e comercial tiveram crescimento de 7,5% e 8,7%, respectivamente, devido às altas temperaturas no mês de janeiro.

De acordo com a EPE, a diferença de temperatura neste início de 2010 superou os 2,0º C em cidades como Rio, Vitória e Curitiba. No Espírito Santo e no Rio, houve alta de 16,1% e 15,8%, respectivamente, no consumo residencial de energia. A taxa de crescimento nacional nesta classe de consumo foi a maior já registrada para um mês de janeiro.

"Com a aquisição de aparelhos de refrigeração pela população e, principalmente, pela intensificação no uso dos mesmos, o consumo médio das residências brasileiras anotou o valor de 165 kWh em janeiro, o maior desde o racionamento de 2001-2002, indicando aumento de 3,8% ante janeiro de 2009", destacou o texto.

Segundo a resenha, o maior crescimento no consumo industrial se deu nos Estados que apresentaram maior retração no período de crise: Espírito Santo (com alta de 95% no consumo de janeiro), Minas Gerais (25,4%), Bahia (19,6%) e Rio Grande do Sul (30,7%). No Espírito Santo, destacou o texto, "praticamente todas as usinas de pelotização" encontravam-se desligadas em janeiro de 2009.

No acumulado de 12 meses, o consumo de energia permanece em queda, de 0,1%. A resenha detalha ainda a evolução do consumo no mercado livre, que teve alta de 15,7% em janeiro e queda de 7,6% no acumulado de 12 meses.

(Agência Estado)
________________xx__________________xx____________________

Clubes de futebol terão fundo para reestruturação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou dia (24) projeto de lei que autoriza o governo federal a instituir o Fundo de Apoio à Reestruturação Financeira dos Clubes de Futebol. Pelo projeto, os recursos captados por o fundo só seriam disponibilizados aos clubes que se tornarem empresas.

Também está previsto que o dinheiro será distribuído entre as agremiações de acordo com o projetos apresentados a uma comissão de gestão. Os recursos recebidos não poderão ser usados para pagamento de despesas correntes e nenhum clube poderá receber mais do 5% do orçamento anual desse fundo.

A constituição da reserva será feita da seguinte forma: 10% dos recursos obtidos pelo clubes nas transações internacionais de atletas, 10% de toda a arrecadação de bilheteria de evento de futebol, 10% da arrecadação pelas empresas que exploram a publicidade estática nos estádios, 15% das receitas obtidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com eventos em que participe a seleção brasileira, 10% das verbas publicitárias arrecadadas pela CBF com a uso de símbolos nacionais, doações de empresas e recursos orçamentários do Ministério dos Esportes.

A matéria ainda depende de aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Educação, onde tramitará em caráter terminativo para só então seguir para a Câmara.

(Agência Brasil)Diário 
________________xx__________________xx____________________
 Gripe A: cuidado redobrado após anúncio de surto
Com o novo surto da gripe Inflenza A (gripe suína), os cidadãos deverão voltar a tomar os cuidados necessários para não entrar em contato com o vírus H1N1, causa da doença.


As escolas também já se preparam para reforçar os cuidados. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Pará, Ronald Andrade, diz que estará enviando um ofício circular a todas as escolas refazendo as mesmas orientações dadas ano passado, durante o primeiro surto da Influenza A.

“Os professores e diretores serão orientados a, principalmente, identificarem os alunos que apresentarem sintomas e comunicarem os pais”, diz Ronald. Com isso, o sindicato espera reduzir as chances de disseminação do H1N1 nas salas de aula. “Nossa preocupação também é de não causar pânico, nós somos educadores e temos que lidar com isso de uma maneira adequada”, completa.
Fonte:Diário do Pará
Semente de cupuaçu pode ajudar a diminuir cárie, conclui pesquisa
O extrato da semente do cupuaçu tem componentes antioxidantes que podem diminuir a progressão da cárie no dente, concluiu a pesquisadora brasileira Mirela Sanae Shinohara, após seis meses de pesquisa no departamento de odontologia restauradora da Universidade de Illinois, nos EUA.
'Ele age sobre o colágeno da dentina', explica a dentista, que atualmente leciona na Universidade Estadual do Amazonas, em Manaus. Isto significa que a ação do extrato se concentra sobre a estrutura mais interna do dente, que fica sob o esmalte. A descoberta pode ter especial aplicação no combate à chamada cárie radicular, aquela que age quando a raiz do dente, que não é coberta por esmalte, fica exposta.
A pesquisadora explica que seu trabalho está ainda no estágio inicial, pois agora será necessário desenvolver um produto – possivelmente um gel ou pasta – que possa ter uso clínico. Além da criação de uma nova pasta dental, outra alternativa seria criar um produto para ser aplicado pelo dentista na cavidade aberta da cárie antes ser feita a obturação.
Mirela reforça que a qualidade de diminuir o avanço da cárie é própria do extrato do caroço do cupuaçu sem óleo – ou seja, consumir a polpa ou o óleo da fruta não ajuda a proteger os dentes.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário