LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C


Edição: Cleoson Villar, Celene Vasconcelos, André Melo, Paulo Henrique, Luis Carlos Glins e Alex Cunha.

Campanha contra a dengue alerta vários municípios


Hoje é o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em todo país serão realizadas diversas campanhas de conscientização junto à população para que o problema seja erradicado. O Ministério da Saúde confirmou que há epidemia de dengue em alguns municípios de cinco estados do Brasil, dois deles na Região Norte: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Roraima.

Mesmo com as campanhas anteriores, os números ainda assustam e tiram o sono da população brasileira. Para Ana Helf, coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), o Pará não apresenta quadros de epidemia e a situação está sob controle. “O Pará não está no ranking dos estados com epidemia porque fez direito o seu dever de casa”, alega. Em outras ocasiões o Estado do Pará, já apresentou grande número de pessoas com dengue, inclusive a hemorrágica. Segundo a Sespa, em 32 municípios paraenses são desenvolvidos trabalhos prioritários de combate à dengue.

Segundo o coordenador do Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Amiraldo Pinheiro, em função das fiscalizações, os números de notificações e diagnósticos positivos da doença estão decrescendo. “Realizamos um trabalho abrangente a nível de população e profissionais da área da saúde”.

O coordenador ressalta a importância da participação e conscientização da população no combate ao mosquito. “É imprescindível que cada um desenvolva o seu papel e se comprometa com simples atitudes como não acumular água parada e manter seus quintais limpos. Se cada um fizer a sua parte, todo mundo será beneficiado”.


Fonte: Diário do Pará
___________________xx_____________________xx________________


Velório de Neuton Miranda reúne autoridades



Neuton era superintendente regional de Patrimônio da União


Continua bastante movimentado na manhã desta segunda-feira o velório do ex-deputado Neuton Miranda vítima de infarto fulminante, que acontece no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Várias lideranças, políticos e simpatizantes ao ex-deputado estão dando o último adeus para o político.


Vítima de infarto, o superintendente regional de Patrimônio da União no Pará (SPU-PA), Neuton Miranda Sobrinho, 61 anos, morreu na noite do último sábado, em Belterra, no oeste paraense, após sentir-se mal no quarto do hotel onde estava hospedado. Ele ainda chegou a ser levado de ambulância a um hospital daquela cidade, mas morreu no caminho.


Ex-vereador e deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), partido que ajudou a fundar no Pará, Miranda estava em Belterra para entregar a légua patrimonial, antes administrada pela União, e títulos de terra para famílias ribeirinhas da região. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa (AL). O enterro deve ocorrer na terça-feira, após a chegada da filha Janaína Miranda, residente em Londres.

Amigos e militantes partidários estiveram no aeroporto de Belém e depois na AL para homenagear Miranda e levar conforto aos familiares. De acordo com o secretário estadual de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, também dirigente estadual do PC do B, a política regional sentirá muita falta do ex-deputado. “Ele lutou pela conquista de um mundo melhor, um país mais democrático e a favor da igualdade social”, disse o secretário, para quem Miranda deixa uma missão que deverá ser seguida pela militância do PC do B.

“Estamos de luto. Perdemos o amigo, o mestre, o companheiro, o revolucionário do nosso projeto de titulação da população ribeirinha. Sei que, nesse momento, nós, superintendentes do patrimônio da União em todo o Brasil, estamos no Pará, de coração, chorando a perda do nosso querido Neuton Miranda”, declarou a superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Evangelina de Almeida Pinho.

O vice-presidente regional do partido, Érico Albuquerque, definiu o líder falecido como um daqueles “militantes imprescindíveis”. Ao lembrar que Miranda enfrentou a ditadura militar, lutando pela anistia aos presos políticos e pelas eleições diretas, Albuquerque acrescentou que a visão política e social de Miranda ajudou a construir um PC do B que a cada dia cresce de conceito junto ao povo.

Nos últimos meses, Albuquerque e outros amigos pediram ao superintendente da GRPU para reduzir a carga de trabalho em razão de estar fazendo tratamento contra um câncer de próstata. Miranda prometia evitar excessos, mas seu apego ao trabalho, em regularizar a situação de ribeirinhos sem títulos de terra, o fazia relaxar com a saúde.


DEDICAÇÃO

Segundo nota da direção estadual do PC do B, Miranda encerrou uma vida marcada pela dedicação integral à luta por uma sociedade socialista. Isso desde a década de 60, quando militava no movimento estudantil e participava da Ação Popular. Marabaense, era estudante de Matemática em Belo Horizonte quando iniciou a militância. Vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães, foi perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a viver clandestinamente. “No mais duro período repressivo, no ano de 1972, decidiu somar fileiras ao Partido Comunista do Brasil. Decretada a Anistia, foi destacado pelo seu partido para reorganizar o PCdoB no Pará, ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera”. Em 1984, em um último espasmo da ditadura, Neuton chegou a ser preso em Belém, acusado de reorganizar o PCdoB.

Foi deputado estadual da legenda comunista entre 1992 e 1994, com atuação destacada em defesa dos trabalhadores e na luta pelo direito de morar. Chegou a ser presidente da COHAB, na gestão de Almir Gabriel, rompendo publicamente com este após o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neuton também foi secretário municipal de Habitação no governo de Edmilson Rodrigues e, há cinco anos, era superintendente do Patrimônio da União.

Na SPU, liderava um trabalho pioneiro de concessão de uso do solo que beneficia cerca de 60 mil famílias paraenses, no que se tornou o maior programa de regularização fundiária em área metropolitana do país. “Deixa esposa, filha, mãe, irmãos. E uma história honrada, de coerência, combatividade, trabalho e luta. Não acumulou riquezas, mas era um colecionador de amigos e admiradores, além de contar com gratidão de milhares de pessoas a quem ajudou com o seu trabalho”.


A governadora Ana Júlia Carepa divulgou uma nota de pêsames. “Neuton Miranda fará falta nas fileiras dos lutadores do povo. Mas, seu exemplo seguirá estimulando a muitos outros lutadores”, diz um trecho da nota.


Fonte: Diário do Pará
___________________xx_____________________xx________________


Farmácias: dispensadas de cumprir regras da Anvisa


Mudança de planos da Justiça. Agora as farmácias e drogarias não são mais obrigadas a cumprir duas das regras estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que foram instituídas pela Resolução 44, vigorada no último dia 19.

Uma das determinações, que gerou a maior polêmica, foi a proibição de deixar medicamentos isentos de serem vendidos com a receita médica ao alcance do consumidor, no caso, no lado de fora do balcão.

Vale ressaltar que só são amparadas as farmácias e drogarias ligadas a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Conforme a nota divulgada no site do TRF 1ª Região, em que o desembargador Daniel Paes de Ribeiro nega o pedido da Anvisa, um dia depois de aceitá-lo, explica que por a agência reguladora ser sediada no Distrito Federal, sendo um órgão regulador da atividade desenvolvida pelas farmácias de todo o país, não seria razoável que estas normas valessem apenas parar alguns estabelecimentos, devido o local de onde partiu o pedido.

Operações

Várias operações já fecharam farmácias em todo o Brasil e a maioria das vezes pelo o mesmo motivo: a venda irregular de medicamentos. Como no exemplo da operação chamada de Fênix, da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Civil que fechou dez estabelecimentos em Belo Horizonte e outras sete em São Paulo, na última semana.

Entre as irregularidades mais encontradas estão a venda de medicamentos falsificados, venda de remédios sem registro, ausência de farmacêuticos, venda fracionada de medicamentos e venda de remédios que são abortivo no país. (Bárbara Santos)


Fonte: Diário do Pará 
___________________xx_____________________xx________________



Doadores de órgãos aumentam em 26% no Brasil


Segundo dados divulgados pela ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) o Brasil teve um aumento de 26% no número de doadores de órgãos entre 2008 e 2009. As informações são repassadas à associação por equipes e centrais estaduais de transplantes de todo o país.

Tendo como parâmetros os resultados da associação, o número de doadores no ano passado foi de 8,7 por milhão de população (pmp), no ano anterior foi de 7,2 pmp. O dado é o maior já obtido no país. É, também, superior à meta estabelecida para 2009, que era de 8,5 pmp. Em números absolutos, o aumento foi de 1.317 doações para 1.658 (25,89%).

Os transplantes de fígado e rim foram o que surpreenderam as pesquisas, uma vez que cresceram bem mais do que o esperado.

Os dados, porém, ainda estão distante do objetivo da associação, que quer chegar a 40%. Segundo Ferraz Neto, um dos problemas do país nesse sentido são as diferenças regionais. "O processo que envolve o transplante, desde o momento do atendimento da pessoa na emergência até o diagnóstico e a manutenção dos órgãos, depende da infraestrutura de atendimento em saúde de cada região, e isso é muito variável entre os diferentes Estados do país", completa.

Conforme o levantamento da ABTO, as regiões Norte e Centro-Oeste têm taxas muito baixas de doadores. Dos sete Estados da região Norte, somente o Acre e o Pará utilizam doadores mortos.

Mesmo Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia tiveram taxas de doação muito baixas e não atingiram as metas propostas pela associação. Ainda não há dados sobre a situação das filas de transplante no país no ano passado.
Fonte: Diário do Pará
__________________xx_____________________xx________________


TSE discute hoje votos de presos provisórios


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza audiência pública, às 15h, para definir as diretrizes para os tribunais regionais eleitorais assegurarem, em outubro próximo, o exercício do direito de voto pelos presos provisórios e adolescentes em medida socioeducativa de internação. Também deve ser discutido o voto em trânsito, previsto para as capitais e apenas na votação para presidente da República.

Desde dezembro do ano passado, já foram realizadas cinco audiências públicas para discutir propostas que vão orientar o processo eleitoral em 2010. As audiências possibilitam que os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e interessados em geral apresentem sugestões ao relator das instruções, ministro Arnaldo Versiani. Os textos dessas minutas serão levados para a apreciação dos ministros em plenário. (ABr)


Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário