Crônica da Semana – Especial 100 Anos

Tudo começou com pequenos pontos de vendas
Para registrar o centenário do município de Capanema, não se pode deixar de lado a contribuição do comércio que dá suporte na geração de emprego e renda, conceituando o setor como o de maior empregabilidade. Para isso, apresento o texto a seguir, que constam os aspectos favoráveis do comércio capanemense a partir da criação de uma entidade de classe, capaz de centralizar todas as ações.
Associação Comercial e Industrial de Capanema (ACIC) é uma entidade de classe que visa a manutenção de parcerias com seus associados na intenção de ampará-los em tudo o que for necessário para o desenvolvimento sustentável e a conservação das micros, pequenas e grandes empresas que fazem parte de um conjunto comercial estabelecido no município. A partir da existência da Associação, os comerciantes visaram futuras melhorias através do estatuto formado por artigos, parágrafos e incisos que norteiam o funcionamento da entidade. Retroagindo a constituição da ACIC, são encontrados fatos verídicos de comerciantes que começaram suas atividades vendendo mercadorias de porta em porta ou mesmo expondo nas calçadas e esquinas de algumas ruas.
Esses fatos primitivos foram suficientes para alavancar o comércio de Capanema e torná-lo um dos mais movimentados e rentáveis da Região. Os vendedores alternativos, autônomos e até anônimos começaram suas atividades em pequenas proporções, uns conseguiram se estabelecer em pontos comerciais de apenas uma porta. Outros continuaram como vendedores da mesma forma que iniciaram no ramo.
Com a construção do Mercado Municipal Raimundo Neves, vieram também pontos comerciais que existem até os dias de hoje. Com a centralização, do comércio em torno do mercado foram criadas as Travessas Ocidental, Central e Oriental e as casas comerciais construídas em madeiras começaram a formar o verdadeiro Centro de Negócios. E foi assim que a diversificação de ramos de atividades foi se expandindo e com o passar do tempo houve mudanças somente no modelo de construção das lojas que passaram para alvenaria, mas o layout continuou o mesmo. A modernização se faz presente em diversas lojas e foi formado um complexo comercial que contribui de forma ativa na geração de empregos e no desenvolvimento do município.
O Centro Comercial passou a ser o local preferido para que as empresas se estabelecessem e com isso a Avenida Barão de Capanema foi ocupada pela maioria das grandes lojas. O fator posicionamento geográfico de Capanema sempre contribuiu para a solidificação do comércio local e pelo menos, consumidores de outros 16 municípios que fazem a área de convergência, com Capanema, centralizam seus negócios por aqui. Nesse contexto, a importância e a influência da Associação Comercial são fatores que reforçam ainda mais a parceria entre a entidade e as empresas constituídas que são a ela associadas. Com todo esse aparato os comerciantes adicionaram aos negócios, várias folhas de serviços intercaladas a atividade primitiva e o resultado são grandes estabelecimentos que além de manterem seus empreendimentos em Capanema, conseguiram ramificar através de filiais existentes em outros municípios. Tudo isso, graças ao espírito empreendedor e também ao quesito que se chama responsabilidade social que aparece como ferramenta essencial para que as ações positivas surjam em todas as fórmulas de proposições no que se refere a reengenharia comercial. A evolução do comércio de Capanema é considerada como uma das maiores em potencialidades que se conhece na Região Bragantina e também é reconhecido como pólo da Região Nordeste. Somadas todas as fórmulas de potenciar o dinamismo dos comerciantes e a grandeza de várias empresas, pode-se concluir que o amparo da entidade de classe representativo do setor, a Associação Comercial e Industrial de Capanema (ACIC) é fundamental para o crescimento sócio-econômico do município. Reservadas as proporções, acrescenta-se o bom desempenho de todos os que têm no comércio a intenção de continuidade e produtividade.


Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

Nenhum comentário