Eleitor alfabetizado participa da biometria



Eleitores alfabetizados do município de Capanema fizeram questão de fazer o recadastramento biométrico. Durante os dias em que a campanha pelo recadastramento eleitoral esteve na cidade, a maioria dos alunos do Programa Eleitor Alfabetizado (PEA) compareceram ao ginásio da escola São Pio X para exercer sua cidadania e ter o direito de participar das eleições gerais de 2010, utilizando o mais moderno sistema eleitoral do mundo.
No último dia da biometria na cidade, os três últimos alunos do PEA que ainda não haviam feito a biometria transferiram seus títulos para Capanema. Há 17 anos vivendo no município, a costureira Rosa Silva de Jesus Filho, de 49 anos, tinha seu domicílio eleitoral em outra cidade. Ela não conteve a emoção de ter transferido seu título. “É uma nova fase, uma nova vida, é como se eu tivesse nascendo agora”, declarou visivelmente emocionada. Esse mesmo sentimento foi manifestado por Benedito Alves Ribeiro, 62, e sua esposa Lucila da Silva Ribeiro, 62 - ambos lavradores.
Antes do recadastramento, os alunos do PEA assistiram um documentário sobre a Biometria e foram saudados pelo desembargador Leonardo Tavares do TRE e pela chefe da Seção de Planejamento e Controle da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Ingrid Agrassar. Na ocasião, o Diretor Geral do TRE, Valentim Maia, destacou o compromisso do PEA com o fortalecimento do senso crítico dos eleitores na hora de escolher seus governantes. “Esse processo faz parte da maturidade e evolução do poder público, que faz nada mais do que sua própria obrigação”, sublinhou.
O Programa Eleitor Alfabetizado é pioneiro na Justiça Eleitoral do Brasil. Foi desenvolvido por servidores do TRE-PA e conta com a parceria da Organização Não-Governamental Alfabetização Solidária (Alfasol), na execução. O PEA está há cerca de um ano em andamento em 10 municípios paraense e atende aproximadamente 600 pessoas. No início de março os alunos serão diplomados. A cidadania dos eleitores é um compromisso importante para a Justiça Eleitoral, em especial para a atual administração do TRE-PA.
Neste período em que se aproxima a diplomação da primeira turma do Programa Eleitor Alfabetizado vamos divulgar uma série de depoimentos e histórias emocionantes de muitos(as) desses(as) eleitores(as) que tinham muita vontade de voltar à escola e não encontravam um caminho. Alguns depoimentos como este, por exemplo: “Essa foi a primeira vez que eu peguei em uma caneta pra assinar meu nome e não tive medo”, disse a dona-de-casa Maria Raimunda Silva Moreira, de 61 anos.

Fonte: Ascom TRE
Texto: Lázaro Araújo


Nenhum comentário