LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria: Blog, Jornal de Capanema e Rádio Antena C


Edição: Cleoson Villar, Paulo Henrique, Luis Carlos Glins, Cellene Vasconcellos, Alex Cunha e Adré Mello.


Copa do Brasil: Paysandu e Potyguar empatam em 0 a 0 e São Raimundo Derrota Botafogo-RJ

Terminou em 0 a 0 a partida de estreia do Paysandu na Copa do Brasil. O time da Curuzu enfrentou o Potyguar (RN), no estádio do Bezerrão, em Natal, ontem a noite.O primeiro tempo foi marcado por um jogo nervoso, onde as duas equipes fizeram bastante faltas e poucos lances de perigo.

Já no segundo tempo a partida ficou mais equilibrada. Os times tentavam avançar e até criar jogadas, mas não teve jeito, o jogo ficou mesmo no 0 a 0.

São Raimundo x Botafogo - O jogo comentado durante toda a semana terminou em 1 a 0 para a equipe paraense. A partida aconteceu no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, também nesta quarta-feira.O gol do jogo foi marcado de cabeça pelo jogador Branco, do Pantera, aos 23 minutos do segundo tempo.

Próximos jogos - Os times paraenses jogam pela Copa do Brasil no próximo dia 24. O Paysandu enfrenta novamente o Potyguar, em Belém; o São Raimundo joga contra o Botafogo no Rio de Janeiro e o Remo faz a sua estréia na competição contra o São Mateus, no Espírito Santo.

Fonte: Portal ORM.


Com greve no Detran, apenas 300 atendimentos foram realizados em todo o Estado
O primeiro dia de greve dos servidores do Detran Pará (Departamento de Trânsito do Pará) prejudicou bastante o atendimento à população. Segundo dados levantados pelo Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), hoje foram realizados apenas 300 atendimentos em todo o Estado. O normal seria oito mil atendimentos diários.
De acordo com o presidente do sindicato, Elias Monteiro, os números mostram que a greve é um sucesso. 'O movimento é forte. Esses dados foram avaliados em assembleia geral da categoria, que aconteceu aqui mesmo no Detran', informou. Com 80% de adesão, cerca de 1.500 funcionários em todo o Pará participam da greve.
Os servidores pedem a imediata aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, pois existe o temor de que o plano não saia do papel em 2010 devido ao calendário eleitoral. 'Estamos aguardando há muito tempo o PCCR e não vamos aceitar novos adiamentos', sinalizou Elias. O sindicato também não aceita discutir um projeto único de PCCR, como quer o Governo e está sendo implementado com os sindicatos que compõe a Intersindical. 'Fizemos a nossa parte ao entregar o projeto pronto ao Governo. Ele que faça sua análise e nos dê uma resposta', cobrou o presidente.
Hoje, uma comissão de servidores se reuniu com o diretor do Detran, Alberto Campos, onde expuseram a pauta de reivindicações da categoria. 'Informamos que estamos dispostos a negociar e agora estamos esperando que o Governo nos chame, queremos um contato do Governo', completou Elias.
A concentração dos servidores no prédio do Detran na rodovia Augusto Montenegro continua amanhã. 'Como o expediente é até às 14h, só retornaremos amanhã, a partir das 8h', confirmou.
Reivindicações - Os servidores também pedem:
- Aprovação e implementação da proposta de Lei de Reestruturação do Detran/PA;
- Implementação da 'Gratificação de Trânsito' aos servidores inativos;
- Pagamento do 'Adicional Noturno', das horas trabalhadas dos Agentes de Trânsito;
- Pagamento do feriado e dos dias facultados trabalhados (08, 24 e 31 de dezembro de 2009);
- Realização imediata de Concurso Público regionalizado;
- Investimento na infraestrutura.

Outro lado - Em nota, o Detran informou que o Projeto de Lei de Reestruturação do Detran e o PCCR já foram encaminhados à Sead (Secretaria Estadual de Administração) para os estudos, adequações e demais procedimentos para implantação dos mesmos.
A assessoria de imprensa do Detran não soube confirmar o número de atendimentos realizados pelo órgão neste primeiro dia de greve.

Fonte: Portal ORM

Projeto obriga donos de cães a manter seguro

Na sessão desta quarta-feira (10), deputados aprovaram projeto obrigando os proprietários de cães das raças Pitbull, Dobermann, Rotweiller, Bull Terrier e Fila Brasileiro a manter seguro de responsabilidade civil para fazer frente a despesas que se fizerem necessárias em caso de ataques e danos a terceiros produzidos por esses animais. O projeto de autoria do deputado Roberto Santos (PRB) segue agora para sanção da governadora Ana Júlia Carepa.

Às vésperas do carnaval, a discussão acontece em pauta dupla relativas a desta quarta-feira e a da próxima quinta-feira (18), logo após a quarta de cinzas. Foram analisados ainda onze projetos, tendo sido aprovado quatro; e outros cinco foram transformados em indicativo ao Governo do Estado regular. O veto da governadora ao projeto da deputada Bernadete Tem Caten (PT), que regulava sobre o direito de acesso a laudos e perícias do IML e do Instituto de Criminalística a entidades de Defesa dos Direitos Humanos, foi mantido, com a concordância da autora.

Os deputados aprovaram ainda o projeto do deputado Airton Faleiro (PT) que regula dispositivos para a recomposição da cobertura vegetal das matas ciliares do Estado e o de autoria do Ministério Público Estadual, regulamentando o art. 37, da Constituição Federal de 1988.

O Bloco Carnavalesco “Pretinhos do Mangue” do município de Curuçá foi declarado patrimônio cultural do Estado, com a aprovação do projeto de autoria do deputado Bira Barbosa (PSBD). Outro projeto aprovado é o que proíbe indeferimento do crédito para financiamento habitacional a pessoas que constem nos cadastros de proteção ao crédito, de autoria do deputado Martinho Carmona (PMDB).

(Diário Online/Ascom Alepa)
Diário do Pará

Banco do Brasil anuncia novos concursos em 2010

O Banco do Brasil realizará novas seleções externas em 2010. O motivo é o esgotamento ou a pequena reserva de aprovados em certames anteriores. Os concursos serão para as dependências situadas nos estados da Bahia, exceto Salvador; Goiás; Minas Gerais, exceto para as cidades constantes do anexo 1 do edital; e Pará, exceto para as cidades de Afuá, Almeirim e Monte Dourado.

O Edital de Abertura da Seleção Externa 2010/001 foi publicado no Diário Oficial da União da terça-feira, 09, e encontra-se disponível nos endereços eletrônicos: www.bb.com.br e www.cesgranrio.org.br ou diretamente aqui.

(Ascom/Banco do Brasil) Diário do Pará

Comissão aprova licença-maternidade de seis meses

A proposta de emenda à Constituição (PEC), que aumenta de quatro para seis meses o período obrigatório da licença-maternidade foi aprovada na tarde de hoje (10) pela comissão especial que analisou o mérito da proposta. O parecer à proposta, apresentado pela deputada Rita Camata (PSDB-ES), foi aprovado por unanimidade.

A PEC tem ainda que ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara e encaminhada à apreciação do Senado, onde também tem que ser aprovada em dois turnos para passar a integrar a Constituição. Atualmente, já existe a licença-maternidade de seis meses, mas ela é facultativa e depende dos empregadores adotarem ou não a medida.

O texto apresentado pela relatora e aprovado pela comissão altera a PEC original apresentada pela deputada Angela Portela (PT-RR) que previa de cinco para sete meses o período de estabilidade da trabalhadora após o nascimento do filho.

Para ser aprovada na Câmara, a PEC precisa de no minimo 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso aprovada pelos deputados, ela será encaminhada à apreciação dos senadores, onde para ser aprovada precisará dos votos favoráveis de no minimo 49 dos 81 senadores, em dois turnos de votações.

(Agência Brasil) Diário do Pará

Bolsa Família começa a ser pago nesta quinta-feira

Os benefícios do Bolsa Família estarão disponíveis a partir de quinta-feira (11). Serão pagos, até o dia 26 deste mês, R$ 1,16 bilhão às mais de 12 milhões de famílias cadastradas no programa.

Os beneficiários do programa podem retirar o dinheiro em casas lotéricas, estabelecimentos comerciais com a marca Caixa Aqui, terminais de autoatendimento e agências da Caixa Econômica Federal.

O saque deve ser feito nas datas estipuladas seguindo a numeração dos cartões do benefício. O calendário com as datas está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/gestao-de-beneficios/calendario-de-pagamento-para-2009

Para garantir a manutenção do benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola e a agenda da saúde em dia. No caso das gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal. Além disso, é essencial que o cadastro com informações de cada família seja atualizado constantemente.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-7072003, do Ministério do Desenvolvimento Social.

(Agência Brasil)Diário do Pará


Nenhum comentário