Colunas & Colunistas - A Opniao de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique

De Volta
Como as matérias e colunas dos jornais são codificadas e não disponibilizam acessos nas publicações online, por algum tempo deixamos de postar a Coluna do jornalista Carlos Ferreira, mas ao fazermos pesquisas no Portal ORM encontramos o texto disponível e estamos destacando aqui no BLOG. Os comentários de Ferreira são sempre recheados de rico conteúdo e ele tem seu público alvo, assim como muitos profissionais do ramo. Abaixo, trechos da Coluna de Carlos Ferreira. (PV)


Com Comelli, Leão quer BMG
Ao contratar Paulo Comelli, o Remo descartou o técnico Ricardo Pinto, oferecido com patrocínio do Banco de Minas Gerais, mas mantém viva a possibilidade de ter o BMG como patrocinador. O intermediário no contato passa a ser o empresário Aguinaldo Serafim, da empresa Caroline Financeira, que vai tratar do assunto brevemente em Belo Horizonte. O ex-jogador Paulista (campeão da Série C, 2005) chegou a conversar com o futuro presidente Sérgio Cabeça, oferecendo Ricardo Pinto, técnico que tem ligações com o BMG, como a coluna informou no sábado. O Banco de Minas Gerais tem interesse em patrocinar não só o Remo, mas também o Paysandu, em bases bem melhores que os R$ 60 mil mensais pagos pelo Banpará, cujo contrato teria que ser rescindido para a entrada do novo patrocinador.
Alheio a qualquer interferência de terceiros, Paulo Comelli está de volta ao futebol paraense 13 anos depois de ter dirigido a Tuna, em 1997. O Remo será o 33º clube no currículo de Comelli em 20 anos de carreira como treinador. E o clube azulino deve se dar por contente. Afinal fechou negócio depois de manifestar claramente a vontade de trabalhar no Baenão, numa fase em que o clube vinha sendo rejeitado por quase todos os profissionais procurados, por estar reduzido à ridícula posição de aspirante à Série D. Tanto que passa a apostar no prestígio de Paulo Comelli e do novo diretor executivo Armando Bracalli para contratar jogadores nos próximos dias.

André Chita, um diferencial
Paulo Comelli é o nome conhecido no mercado do futebol, com todos os méritos. Mas grande parcela do seu sucesso se deve ao auxiliar André Chita, que o acompanha desde 2001. Ex-jogador, de discreta carreira, André é pós graduado em educação física, especialista em palestras motivacionais e no estudo tático dos times adversários.

Ano passado participei de uma conversa entre treinadores de futebol em que Paulo Comelli foi citado pela capacidade de surpreender adversários superiores. Uma virtude diretamente ligada à “espionagem” de André Chita. Porém, como foi dito, Comelli não costuma ter o mesmo êxito no comando de times superiores, como deverá ser sua rotina com o Remo no campeonato estadual.

O lateral-esquerdo Álvaro voltou ontem a correr na Curuzu e encheu de boas expectativas a comissão técnica e o departamento médico do Paysandu. O jogador se recupera de uma cirurgia complicada no pé esquerdo e já vinha dando trotes em academias, antes de ser liberado para o treino físico no gramado do estádio Leônidas Castro.

Álvaro também mostrou entusiasmo e, segundo ele, espera poder voltar a jogar ainda no primeiro turno do Campeonato Paraense, que começa dia 15 de janeiro do ano que vem. Por enquanto, o elenco bicolor conta apenas com Billy como especialista para a posição. O volante Zeziel, que já atuou improvisado na lateral, também recupera-se de lesão e não tem previsão de retorno.

Álvaro afirma que ganhou alguns quilos durante o período de inatividade, mas que espera voltar em breve à sua melhor forma física: 'Acho que posso voltar a ficar em forma logo. Por tudo que está acontecendo, pela evolução da minha recuperação, acredito que lá pela segunda ou terceira rodada já esteja à disposição do treinador. Hoje (ontem) voltei a correr aqui no gramado, mas já vinha me exercitando na esteira. Ganhei alguns quilos, mas pouca coisa. Em pouco tempo estarei em forma', afirma Álvaro.

Apesar da boa notícia do retorno de Álvaro, o primeiro dia de dezembro trouxe preocupações para alguns bicolores. Ontem, o atacante Zé Augusto ficou sem contrato com o Paysandu. Ele e o presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro, chegaram a conversar e o dirigente garantiu que o contrato será renovado. O 'Terçado Voador' está sem contrato, assim como o zagueiro Bernardo e o centroavante Bruno Rangel.

SANDRO DE VOLTA
O meio-campista Sandro esteve ontem de manhã na Curuzu, mas ainda não voltou aos treinos e tampouco falou com a imprensa. Ele só deve se pronunciar depois que conversar com o presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro. O fato de o capitão bicolor ter sido o interlocutor do elenco no pedido de uma premiação maior pelo acesso à Série B ainda não é bem digerido por muitos no clube. Desde a derrota para o Salgueiro-PE o jogador ainda não se pronunciou sobre o assunto polêmico.

Lecheva quer seguir na comissão
Enquanto não chega o treinador oficial, o técnico interino, Lecheva, vai comandando o barco bicolor. O trabalho continua em ritmo desacelerado. Essa semana, os treinos têm sido realizados apenas de manhã. 'Mesmo com a indefinição (a respeito do treinador), temos planejado um cronograma de treinos. A gente tem que trabalhar normalmente até a chegada de um novo comandante. Vamos trabalhar até o dia 22, paramos e voltamos dia dois de janeiro', afirma Lecheva.

Lecheva defende o retorno de Givanildo Oliveira à Curuzu. Ele trabalhou com o treinador por três anos no Paysandu e um no Santa Cruz (PE). Para ele, que quer permanecer como auxiliar-técnico do clube, seria mais um período de aprendizado. 'Foi o treinador com quem trabalhei mais tempo no futebol. Foram quatro anos, títulos e dois acessos. Sou suspeito para falar sobre ele. Espero que as conversas saiam como todos querem e que ele possa vir'.

Lecheva também afirma que ex-jogadores que tenham identidade com o clube estejam sempre por perto trabalhando no Paysandu. 'Sou suspeito para falar até porque já defendi essa ideia há tempos. O Robgol é um cara que tem o reconhecimento aqui e conhece muita gente em todo o Brasil', disse. 'Acho interessante trazer os ídolos do clube e, em minha opinião, o Rogerinho é um nome que deveria ser lembrado. É um jogador que participou de todas as maiores conquistas do clube e tem competência', completou Lecheva. Atualmente, Rogerinho é o auxiliar-técnico do Ananindeua.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário