Comemorando o Natal...

Edição: PH Soares 

Veja dicas para decorar a mesa para Ceia de Nata
A Ceia de Natal é um dos momentos mais aguardados do dia 24 de dezembro. É quando os familiares e os amigos podem se sentar à mesa para comemorar o nascimento de Cristo não apenas com preces, mas também com pratos gostosos e reconfortantes. 

Para este momento, a mesa de Natal e sua decoração são elementos importantes. As cores a serem usadas, os arranjos ou mesmo o local da louça podem parecer insignificantes à primeira vista, mas a ambientação da sua festa natalina reflete, e muito, no humor das pessoas. Por isso, o eBand selecionou algumas dicas para lhe auxiliar na hora de montar sua mesa de Natal com a ajuda da consultora em decoração Adinoela Gregio, do Espaço Receber.

A festa e a mesa de Natal

“Uma mesa bem decorada deve ter sempre flores frescas, um objeto de decoração que remeta ao tema [do Natal] e velas”. Essa é a dica básica que Adinoela dá àqueles que vão se aventurar pelo ramo da decoração natalina.

A consultora atenta para o bom senso e a autenticidade de cada um; é aconselhável observar e copiar os modelos de mesa que já existem, mas sempre de acordo com a personalidade da dona da festa para que a comemoração seja autêntica. “O importante é fazer a festa com a cara de quem vai participar para que todos se divirtam!”, diz.

Quantos à escolha das cores, uma das primeiras etapas para montar a mesa, não há restrição. “No mercado, há de tudo um pouco. O que mais está sendo usado são variações de azul, marrom e rosa, além dos tradicionais e o pérola”, comenta Adinoela. Ou seja, vale tudo, contato que o tema seja respeitado e que haja limite na quantidade de enfeites.

Louças e Toalha

As toalhas devem seguir o estilo e as cores da festa, assim como os outros acessórios. Os tecidos adamascados são usados para comemorações mais finas; podem ser usadas também toalhas de linho fino e organza. Já em festas em estilo mais natural ou despojado, sarja, tricoline ou linho rústico também são opções.
 
A escolha da toalha também depende da louça que será usada. “Com a louça básica, dá para abusar em tecidos estampados; louças estampadas, porém, pedem tecidos mais limpos”, aconselha Adinoela. Quanto à louça escolhida, ela pode ser a mesma usada diariamente pela família, contanto que esteja em bom estado.

Taças e copos também podem ser mesclados de acordo com a toalha e os pratos. “Este ano, farei [a mesa com] as taças de espumante uma de cada cor combinando com a louça branca de vidro”, conta a consultora, ressaltando que a criatividade é um elemento importante na decoração. 
 
Para que a mesa fique harmoniosa, uma dica importante é a de que todos os elementos devem estar ordenados, simétricos e equidistantes por cima da toalha.

Os pratos

Quanto à ordem dos pratos, a dica é básica e simples: primeiro os pratos frios, seguidos dos quentes e, por fim, da sobremesa. Adinoela atenta novamente para a louça, que deve estar de acordo com as receitas (tigelas fundas para pratos com molhos ralos, por exemplo).

Outra dica valiosa é a de deixar, se possível, um trecho da mesa ou uma própria mesa reservada para os pratos e os guardanapos. Isso facilita o momento das pessoas se servirem.

Arranjos de Natal

“O bom senso prevalece com os arranjos. Vale olhar em revistas e sites para ter uma noção”, aconselha Adinoela. Um ponto importante é, novamente, seguir o estilo e as cores da festa. “Uso muita pashimina na mesa, fica diferente. Compro metros de tecido e mando na costureira, isso economiza”, conta.

Ela também dá dicas de como aproveitar outros objetos da sua própria casa para fazer os arranjos. “Uma lanterna marroquina fica encantadora com um pisca-pisca dentro. Jarras de água com fitas temáticas amarradas, recipientes de vidro com bolas de Natal dentro ou mesmo potes de patê com velas também podem ser usados”. A grande questão, como ela ressalta, é ter bom senso.
(eBand)

Nenhum comentário