INFORME JC ONLINE

Edição: PH  

Simpatias para começar 2011 com o pé direito
Os nomes variam: simpatias, mandingas, rituais da sorte. O que não muda é o desejo de começar o Ano-Novo com o pé direito. Da escolha da roupa ao gesto de guardar sementes de frutas, são muitas as crenças e os hábitos das pessoas na noite de Réveillon. Veja algumas das simpatias mais comuns entre os brasileiros.

Roupas novas
Reza a crença vinda da Malásia que usar roupas velhas na virada de ano pode representar um atraso de vida. Pelo sim, pelo não, o melhor é não arriscar e receber o novo ano com roupas novinhas em folha. E isso vale para as peças íntimas também. Nesse caso, a medida serve para afastar o mau-olhado e garantir sorte no amor, tanto para quem ainda procura sua cara-metade quanto para aqueles que já têm um relacionamento.

O efeito das cores
Para os supersticiosos, a escolha da cor das peças que vão compor o figurino no dia 31 também é essencial para ter um bom ano. De acordo com essa crença, o branco, por exemplo, representaria luz, pureza e bondade. Já o amarelo, significaria o poder do ouro e, portanto, atrairia mais dinheiro. Por sua vez, as peças vermelhas estariam ligadas a um Ano-Novo cheio de paixão, com sorte e felicidade.
  
As famosas ondinhas
No rol das simpatias, o ato de pular as sete ondas do mar logo nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro ajuda a eliminar possíveis obstáculos materiais e espirituais que possam aparecer durante o ano. E isso sob as bênçãos de Iemanjá – a divindade rainha das águas e mãe de todos os deuses africanos. A crença popular recomenda ainda que, ao pular cada onda, a pessoa faça um pedido diferente.

Sementes da sorte
Frutas e outros alimentos também estão ligados às simpatias para se ter um bom ano. Entre as crenças nesse terreno, está aquela de chupar sete sementes de romã na noite da virada, embrulhá-las num guardanapo e guardar o pacotinho na carteira, como forma de atrair dinheiro para o ano todo. Da mesma forma, saborear um prato de lentilha também pode trazer prosperidade financeira. As uvas também aparecem com um papel importante: comer três delas à meia-noite do dia 31, fazendo um pedido para cada uma, pode ajudar na realização desses desejos.

Outro pulo da sorte
Mesmo para quem estiver longe da praia na noite de Réveillon, os pulinhos podem ser usados como simpatia para atrair sorte no Ano-Novo. O ritual recomenda dar três pulinhos com uma taça de champanhe na mão no momento da virada, sem deixar cair uma gota sequer. Em seguida, deve-se jogar o champanhe para trás, sem olhar e de uma só vez. O gesto seria capaz de tirar coisas ruins do caminho e atrair sorte para o ano que se inicia. (Terra)

Nenhum comentário