CRÔNICA DA ATUALIDADE - Direto ao Assunto

Edição: Paulo Henrique #


A musicalidade a serviço da evangelização
Por Paulo Vasconcellos
 
Escrever textos não é o mesmo que musicar um poema e cantá-lo em verso e prosa. Para que isso aconteça é preciso técnica e prática, elementos essenciais para tornar uma poesia em canção, podendo ser constituída individual ou em parceria. Todos esses requisitos são fundamentais para que a música seja bem aceita quando for colocada a apreciação do público, promovendo a sincronia entre a letra e as notas musicais. Só assim a sensibilidade do autor pode ser julgada e seu trabalho divulgado de forma ampliada para o mercado competitivo.

Atualmente a música religiosa vem ganhando altas dimensões e artistas renomados aparecem na relação da mídia, tornando cada vez mais conhecidos seus trabalhos. De uma forma simples e criativa, o cantor Brasiliense Jonny Mendes, com 25 anos de carreira, tem aparecido bastante na mídia com suas canções evangelizadoras, dotadas de letras contundentes que sensibilizam as pessoas que se dispõem a acompanhar o gênero musical católico e até evangélico, não importa o credo. Com voz autêntica e adequada ao seu estilo musical, Jonny contagiou o público capanemense que se fez presente ao show realizado neste domingo (5). Não somente para os católicos, mas também para integrantes de qualquer outra religião, Jonny sustentou seu vocabulário constante de palavras otimistas, muitas delas tiradas de textos bíblicos e em determinada ocasião, ao ser referir a juventude, houve manifestação imediata com aplausos e gritos de felicidade.

A propósito, Jonny fez questão de falar que naquele momento, tudo o que estava sendo feito era em honra a Jesus e a Nossa Senhora, mas com sua menção carismática ele conseguiu contagiar a todos, não somente aos jovens. Faz tempo que a música é um dos ingredientes que contribuem para a evangelização das pessoas que muitas vezes precisam meditar, no entanto, não encontram os caminhos corretos. Quem foi ao show, pôde constatar que além de cantar, Jonny conseguiu chamar a atenção com as palavras que saíam facilmente de sua boca e eram ouvidas de forma atenta, mesmo quando Frei Fábio se manifestou em agradecimento ao cantor, conduzindo nas mãos a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todos ficaram atentos aos gestos do sacerdote, mas de forma imediata voltaram suas atenções para o cantor que também ergueu a imagem da Santa e ao devolver para o Padre, continuou sua ação musical. Tudo o que acontece em um palco de apresentação quando este recebe um artista, desperta a curiosidade de quem está assistindo. Como a apresentação de Jonny em Capanema teve conotações diferenciadas, juntar a música à musicalidade representa o mesmo que unir o útil ao agradável e assim por diante.

Aqueles que assistiram Jonny no palco montado ao lado da matriz podem ter a certeza de que as letras se unem a música e formam um conjunto de entrosamento que toca a sensibilidade de quem compõe e de quem ouve. Os repertórios concluem o êxito da formação conjuntural entre o intérprete e o construtor do texto musical, estabelecendo uma parceria que resulta em sucesso, caso tudo transcorra no padrão de qualidade. A música e a evangelização formam na verdade, um conjunto bem estruturado e capaz de conseguir o ápice da aceitabilidade.

Nenhum comentário