Paróquia de Capanema expõe presépio com peças italianas.

Edição: PH

As peças teriam sido encomendadas da Itália pelo Inesquecível Frei Hermes.

Paróquia de Capanema expõe presépio com peças italianas da época de Frei Hermes Recanatti. Confira


A exposição do presépio da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro revela quais são os maiores personagens desta época, objetivando reascender a alegria e energia do Natal. No presépio observa-se a ausência do menino Jesus que ainda irá nascer dia 25, e somente após a missa de Natal, poderá ser visto no presépio.



A idéia da montagem do presépio na igreja matriz em Capanema é antiga, as peças atuais, são italianas encomendadas pelo Saudoso Frei Hermes Recanatti, que as tocou e benzeu a mais de 25 anos, ate onde se tem registros, segundo uma das funcionaras mais antigas da Igreja Matriz.



A exposição das peças será aberta à visitação até o dia de Reis. Frei Fábio convida a todos a irem a prestigiarem o presépio que foi montada com muito carinho e realmente muito bonita.



Presépio

A palavra "presépio" significa "um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo". Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.
A característica mais importante de um presépio e a que mais facilmente permite distingui-lo das restantes representações da Natividade, é a sua mobilidade, o presépio é modificável, neste com as mesmas peças pode recriar-se os diferentes episódios que marcam a época natalícia.
A criação do cenário que hoje é conhecido como presépio, provavelmente, deu-se já no século XVI. Segundo o inventário do Castelo de Piccolomini em Celano, o primeiro presépio criado num lar particular surgiu em 1567, na casa da Duquesa de Amalfi, Constanza Piccolomini.
Actualmente, o costume de armar o presépio, tanto em locais públicos como particulares, ainda se mantém em muitos países. Contudo, com o surgimento da árvore da Natal, os presépios, cada vez mais, ocupam um lugar secundário nas tradições natalícias. Porém não perderam o seu encanto.

Fonte: Portal Capanema

Nenhum comentário