PRIMEIRO PLANO - Notícias de Agora

Edição: Paulo Henrique

Jatene anuncia os 5 primeiros secretários

Jatene anuncia os 5 primeiros secretários (Foto: Anderson Coelho)
Jatene anunciou os secretários ontem, em entrevista coletiva (Foto: Anderson Coelho)

Hélio Franco, Nilson Pinto e Luiz Fernandes irão para Sespa, Seduc e Segup, respectivamente. Jatene anunciou ainda Zenaldo Coutinho para a Casa Civil e Caio Trindade para a PGE
O governador eleito, Simão Jatene, anunciou ontem, na sede do PSDB, em Belém, os primeiros cinco nomes que vão compor o secretariado a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Como o DIÁRIO já havia antecipado, o médico Hélio Franco, ex-diretor da Santa Casa no primeiro governo de Jatene, entre 2002 e 2006, será o novo secretário de Saúde. Franco é filiado ao PPS, partido do vice-governador Helenilson Pontes.
Para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi confirmado o nome do deputado federal reeleito pelo PSDB, Nilson Pinto de Oliveira. Nilson foi reitor da Universidade Federal do Pará e secretário de Meio Ambiente no primeiro governo de Almir Gabriel.
O delegado da Polícia Civil, Luiz Fernandes, foi confirmado como o novo titular da Secretaria de Segurança Pública (Segup). Além desses, Jatene anunciou o deputado federal reeleito também pelo PSDB, Zenaldo Coutinho, como o próximo a ocupar a chefia da Casa Civil. O procurador do Estado, Caio Trindade foi escolhido para ser o procurador geral na gestão de Jatene.
Ao fazer o anúncio dos cinco nomes, o governador eleito destacou que as áreas de saúde, segurança e educação receberão tratamento especial no próximo governo. “São áreas que estão na base do sofrimento ou da felicidade das pessoas. Durante a campanha, percebemos claramente que esses são os pontos em que a população está mais sofrida”, disse.
Com o anúncio feito ontem, Jatene disse esperar que os escolhidos passem, imediatamente, a pensar em ações “para fazer a máquina voltar a funcionar”.
A partir de agora, disse, os novos secretários devem ter conversas mais diretas com os atuais ocupantes dos cargos para buscar informações que possam ajudar no planejamento da gestão. “A expectativa é clarear mais um pouco (os dados do Estado)”.
Jatene disse que vai preencher os cargos atuais, mas deve haver mudanças na estrutura do Estado. Para isso será contratada uma consultoria para ajudar num desenho que dê mais eficiência à máquina.

CRITÉRIOS

Indagado se os nomes anunciados ontem atendiam à sua quota pessoal ou eram indicações de partidos, Jatene foi evasivo. “Ao compartimentar dessa forma, corre-se o risco de fracionar a gestão”, disse Jatene, para quem os cinco indicados têm em comum competência, experiência, compromisso com a causa pública e sensibilidade social.

Durante o anúncio, Jatene voltou a reclamar ontem do ritmo de repasse de informações pelo atual governo à equipe da transição. Citou o caso do número de temporários. “Primeiro nos passaram um número de 700 e depois já apareceram mais de 12 mil”, disse. “Estamos tendo dificuldade (para receber as informações). A Sema, por exemplo, é um órgão importante e essas confusões dificultam a transição”, completou, referindo-se à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de servidores e apreensão de documentos.

O governador eleito falou também de possíveis dificuldades para manter o custeio da máquina e fazer investimentos no primeiro ano de governo por causa do projeto de lei do orçamento para o ano que vem, preparado pelo atual governo. Garantiu, contudo que, caso haja necessidade de cortes de despesas, as áreas de saúde, educação e segurança serão poupadas.

O anúncio dos secretários foi feito horas antes do governador eleito embarcar para Maceió (AL), onde participa de encontro dos governadores do PSDB. Na pauta do encontro, estão a troca de informações na área de gestão e problemas como as Lei Kandir que desonerou as exportações e retirou receita de Estados exportadores, como o Pará.

Jatene deve retornar de viagem amanhã e, na sexta-feira, poderá anunciar novos nomes do secretariado. Indagado sobre os ex-prefeitos de Marabá, Tião Miranda e de Paragominas, Sidney Rosa, apontados como possíveis titulares das secretarias de Transporte e de Desenvolvimento, o governador disse apenas que “são bons nomes”, mas não quis adiantar se eles estarão na equipe.

MUDANÇAS NA CÂMARA FEDERAL

SUBSTITUTOS DE NILSON E COUTINHO

A escolha de dois deputados federais reeleitos pelo PSDB para assumirem secretarias vai alterar o quadro na Câmara Federal. Nilson Pinto de Oliveira, próximo titular da Seduc e Zenado Coutinho, o novo chefe da Casa Civil, serão substituídos por André Dias e Dudimar Paxiúba, primeiro e segundo suplentes, respectivamente. Dias é hoje deputado estadual e Paxiúba tem base eleitoral no município de Itaituba, oeste do Estado.

PERFIS DOS NOVOS SECRETÁRIOS

Nilson Pinto de Oliveira - Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Tem 58 anos, é formado em Geologia pela Universidade Federal do Pará. Foi reitor da UFPA entre 1989 e 1993. Foi Secretário Especial de Promoção Social do Estado do Pará e de Meio Ambiente nos governos de Almir Gabriel. Está no terceiro mandato de deputado federal

Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior - Casa Civil

Tem 49 anos, nasceu em Belém. Está no terceiro mandato como deputado federal. Já foi também vereador de Belém e deputado estadual. “Meu objetivo vai ser consolidar a política administrativa, ajudando na relação com os municípios e com os outros poderes”, diz.

Hélio Franco de Macedo Junior - Secretaria de Estado de Saúde (Sespa)
Formado em 1975 pela Faculdade de Medicina da UFPA, Helio Franco é especialista em Clínica Médica. Foi o primeiro médico a trabalhar na Transamazônica, no período de 1977 a 1983 no Projeto Pacal. De 1995 a 2002, Foi presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Ele também é médico concursado do Ministério da Saúde desde 1983 e da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, desde 2005. Nasceu em 10 de julho de 1950. É casado e pai de duas filhas.

Caio de Azevedo Trindade - Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Caio Trindade, 33 anos, está na Procuradoria do Estado há 10 anos. Formou-se em Direito pela UFPA. Ele diz que, embora já acompanhe as demandas da Procuraoria, vai conversar com o atual titular do cargo, Ibraim Rocha, para fazer um levantamento das demandas. “Vou atuar para que o governo tenha tranquilidade para desenvolver seu projeto político”.

Luiz Fernandes Rocha - Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup)

É formado em Direito pela UFPA e doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Foi delegado geral da Polícia Civil no primeiro mandato de Jatene. Ele afirma que a principal meta será integrar todos os órgãos da segurança pública, dar transparência aos processos. O combate ao tráfico de drogas receberá atenção especial, com a criação de uma divisão específica. Disse que trabalhará com outras secretarias da área social para ações de prevenção à criminalidade.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário