Feira vai reunir 120 escritores



Este ano, a XIX Feira Pan Amazônica do Livro vai fazer um passeio pela cultura milenar do Japão, que comemora, em 2015, 120 anos de amizade com o Brasil. O evento também vai mergulhar nas obras de Ariano Suassuna, escritor homenageado e um dos recordistas em participação da Feira, em um total de seis. A abertura está marcada para o dia 29 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, e segue até o dia 7 de junho.
A diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ana Catarina Brito, destaca a dinâmica elaborada para a Feira este ano. “Mantendo a estrutura dos anos anteriores, com os Encontros Literários nacional e paraense, Papo-Cabeça, oficinas, seminários, palestras, espaço infantil com ampla programação e shows, a Feira traz ao público escritores renomados, vamos trazer além das homenagens (ao Japão e a Suassuna) debates como atitudes sustentáveis, com Beto Veríssimo e o universo dos blogs, com Bruna Vieira, por exemplo, que estarão no Papo-Cabeça”, antecipa.
Os visitantes terão ainda um estande central da Feira onde poderá ser apreciada uma mostra da cultura japonesa: cerimônia do chá; demonstrações de ikebana; caligrafia, origami e demais atividades vinculadas à cultura do país homenageado, informa a diretora.
Um total de mais de 120 autores locais estarão representados no estande do Escritor Paraense, um espaço cedido Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e onde escritores de vários municípios lançam livros, fazem sessão de autógrafos e promovem outros eventos que tornam o local uma grande vitrine da produção literária, que atrai não só os leitores mas também as editoras e outras oportunidades de negócios, assim como o estande dedicado à literatura de cordel.
Entre os convidados que já confirmaram presença estão: Aderaldo Luciano dos Santos (PB), Amarílis de Tupiassu (PA), Antônio Juraci Siqueira (PA), Beto Veríssimo (PA), Bia Bedran (RJ), Bruna Vieira (SP), Ciléia Rocha (PA), Claudio Cardoso (PA), Cristiano Mascaro (SP), Daniel Munduruku (PA), Flávio Nasssar (PA), Giselle Ribeiro (PA), Ignácio de Loyola Brandão (SP), Jamil Damous (MA), João Carlos Pereira (PA), João de Castro (PE), José Castelo (RJ), Lilia Silvestre (PA), Luciana Brandão Pereira (PA), Marcelo Damaso (PA), Maria do Socorro Michiko Aihara (PA), Maurício Leite (DF), Nilson Oliveira (PA), Paulo Nunes (PA), Paulo Silber (PA), Rodrigo Lacerda (RJ), Sônia Luyten (SP), Stella Mares (MG), Thalita Rebouças (RJ), Vasco Cavalcante (PA) e Vicente Cecim (PA).
Outra programação, já confirmada vai tratar do Movimento Modernista “O seminário ‘Mário de Andrade e o Modernismo no Brasil”, lembrando os 70 anos da morte do escritor que deixou registros da forte relação que desenvolveu com a cidade de Belém e sua cultura.