Humor amazônico está de volta

O cotidiano da maior feira livre da América Latina e o bom humor do homem amazônico dão o tom para a programação cultural deste final de semana com a curta temporada do espetáculo teatral paraense “Verde Ver-o-Peso”, que será encenado hoje (17) e amanhã, às 21 horas, e no domingo, às 20 horas, no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência. A montagem, em cartaz há 35 anos, já é um patrimônio da dramaturgia paraense, já tendo representado o estado e o Brasil no 8º Encontro do Teatro de Língua Portuguesa, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Sob a direção de Geraldo Salles, “Verde Ver-o-Peso” é uma produção do Grupo Experiência que traz para o palco a Feira do Ver-o-Peso, seus vendedores e ambulantes, em uma comédia de costumes representando todo o bom humor e senso crítico do paraense, mostrando que o homem da Amazônia está sempre por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. “É um espetáculo mutante. As piadas se renovam a cada nova temporada, pois sempre buscamos abordar os assuntos que estão em evidência no momento”, afirma o diretor.
“Não raro nos deparamos com depoimentos de pessoas que não perdem nenhuma temporada do espetáculo há anos porque sabem que vão encontrar algo novo”, completa. A vida simples do interior do estado, a fé em Nossa Senhora de Nazaré, a vida corrida do trabalhador ambulante na capital também se fazem presentes no espetáculo que pode entrar para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a encenação com maior tempo em cartaz em todo o mundo. Desde o ano passado, o Grupo Experiência submeteu o espetáculo à avaliação da publicação. Atualmente, este recorde pertence à peça brasileira “Trair e coçar, é só começar”, escrita por Marcos Caruso e que está em cartaz há quase 30 anos.