Palco Giratório entra em cena em Belém

Há 17 anos circulando pelo país, o Palco Giratório, projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc) que promove espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas pelo Brasil, deu início à sua 18ª edição em março, em Brasília, no Sesc Ceilândia, com o espetáculo Proibido Elefantes, da companhia Gira Dança, do Rio Grande do Norte. A etapa de 2015 na capital paraense será realizada de hoje a segunda-feira, 27, com os espetáculos “Fio de Pão” do Grupo In Bust Teatro com Bonecos, “Plural” e “O cabra que matou as cabras” da Cia Nu Escuro (GO).
Nesta edição, a região Nordeste teve o maior número de grupos selecionados. O projeto reúne ao longo do ano 823 apresentações artísticas, mais de duas mil horas de oficinas sobre manifestações teatrais, 20 espetáculos de grupos provenientes de Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia e passará por 154 cidades brasileiras. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais.
No Pará, a edição 2015 do Palco Giratório será realizada nos meses de abril, maio, julho, setembro e outubro, contando com grupos de GO, PA, BA, SP,RJ e RN. Nessa primeira etapa o projeto vai proporcionar um encontro de um grupo local com um grupo integrante do circuito para troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos. A condição é que ambos os grupos assistam aos espetáculos uns dos outros objetivando reflexões sobre o fazer artístico.
O primeiro grupo a se apresentar na capital  paraense será o Grupo In Bust Teatro com Bonecos, dia 24, com o espetáculo “Fio de Pão”, que resgata do imaginário popular o causo da cabocla atraída por um cobrão embruxado, mãe de duas cobras: Caninana, a má e Norato, que só quer encontrar quem o desencante para virar gente. As cobras são Bonecos de Luva, que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de mirití, típicos do Estado do Pará.
Já no dia 25, a Cia de Teatro Nu Escuro, de Goiás, encena o espetáculo “Plural”, que  aprofunda seu estudo em técnicas de construção e manipulação de formas animadas, e  linguagem videográfica para falar de uma parcela de mulheres que migraram, principalmente de Minas para Goiás, que vieram com a promessa de melhoria de vida, pela conquista de um pedaço de chão para plantar e para colher.”Plural” é a trama de uma menina que, como tantas outras, tem o nome de Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, onde se distraia brincando com uma boneca de milho no terreiro de sua casa enquanto sua avó cozinhava no fogão a lenha e lhe falava pela janela.
E, terminando a primeira etapa, dia 27, a Cia de Teatro Nu escuro apresenta “O cabra que matou as cabras”, que conta a história de um advogado vigarista, que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, e vê-se envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. Uma trama cheia de traições, trapaças e reviravoltas, na qual uma esposa maliciosa engana seu marido advogado, que engana um comerciante ganancioso, que engana seu empregado, que engana um juiz, que quer enganar todo mundo.
Todas as apresentações começam às 19 horas e têm entrada franca. Para a programação, serão distribuídos ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro Cultural, respeitando a lotação máxima do espaço.
Serviço
Festival Palco Giratório do Sesc
Espetáculo “Fio de Pão”, do In Bust - Teatro com Bonecos (PA)
Hoje, 24/04, às 19h
Classificação: Livre
Espetáculo “Plural”, da Cia. de Teatro Nu Escuro (GO)
Dia 25/04, às 19h
Classificação: 10 anos
Espetáculo “O cabra que matou as cabras”, da Cia. de Teatro Nu Escuro (GO)
Dia 27/04, às 19h
Classificação: 12 anos
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas)
Informações: (91) 3224-5305/5654
Entrada gratuita
Os ingressos serão distribuídos na Central de Atendimento do Sesc Boulevard, uma hora antes de cada espetáculo