Paróquia de Capanema: 80 anos evangelizando a comunidade católica



Contar nos dedos é a primeira operação que aprendemos e a partir de então, surgem os mais variados tipos de cálculos que sintetizam a ciência exata liderada pela matemática. O modernismo nos presenteia com variações abrangentes que permeiam uma exatidão que precisa ser somada e multiplicada, sobretudo quando se busca um denominador comum.
O tempo passou e voltamos ao dia 16 de abril de 1935, ocasião em que a cidade de Capanema ainda se estruturava para sair da categoria de povoação. A origem nordestina trouxe consigo as tradições religiosas e com isso, depois de iniciada a evangelização do povo católico em uma pequena capela, estilo barracão, coberta com palhas, talvez de ouricuri, erguia-se a primeira pilastra para abrigar os católicos com a instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Com o crescimento populacional da cidade, foram urgenciadas providências para a construção de um templo e então, as pedras formaram o alicerce que se transformou em obra magnífica, naquela época erguida sob os efeitos da arquitetura. A Igreja Matriz estava pronta para sediar a paróquia, sendo que partir da década de 1970, o então pároco Frei Hermes Recanatti, juntou-se a comunidade e construiu a atual igreja, usando o modernismo como prioridade, tendo que importar alguns ingredientes da engenharia italiana. A forma de um cálice dada ao projeto chamou a atenção à época, fato muito elogiado por quem conheceu de perto os primeiros passos da construção.
Hoje, dia em que se registra os 80 anos de existência da paróquia, são associadas as razões que concernem na junção com a igreja que todos conhecem como Matriz, templo que é um dos cartões postais da cidade.  O crescimento da Paróquia tem sido alvo de registros e o complexo que compõe os importantes prédios na praça que oficialmente recebeu o nome de frei Hermes, são eles: A Igreja Matriz, o Auditório Frei Leônidas Vavassori, o Recreio da Festividade e o Centro Frei Daniel de Samarate, além de outros patrimônios espalhados nas comunidades que compreendem as zonas urbana e rural.

As festividades anuais são marcos das atividades paroquianas, mas a evangelização é a meta principal de todos os que formam o conjunto administrativo/sacerdotal, responsabilidade cumulativa que destaca o papel da paróquia em todos esses anos, sendo que por ela já passaram vários líderes que deixaram seus nomes inseridos na história evolutiva que traduz tudo o que representa a Igreja Católica para a centenária cidade de Capanema.