PAN-AMAZÔNICA: Viagem literária da Paraíba ao Japão



Marcada para o período de 29 de maio a 7 de junho, no Hangar, a 19ª edição da Feira Amazônica do Livro vai homenagear o escritor Ariano Suassuna, falecido no ano passado e um dos recordistas em participação na feira, em um total de seis. Já o país será o Japão, para celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, comemorado este ano. Com uma estimativa de público de 400 mil pessoas, o evento vai disponibilizar cerca de 96 mil títulos, de mais de 400 editoras nacionais e internacionais.
Dramaturgo, poeta, romancista e ensaísta, Ariano Suassuna, autor de livros como o “Auto da Compadecida”, “O Romance d’A Pedra do Reino” e o “Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, fez participações memoráveis na Feira. “Um momento inesquecível foi durante uma de suas participações, que lotou o espaço, praticamente não deu para quem queria ouví-lo, com todo o seu encantamento, pelo maneirismo como conduzia sua palestra de forma humana e alegre, e ao mesmo tempo, sendo um crítico na medida certa”, relembra o secretário de Cultura, Paulo Chaves.
Já a escolha do Japão, é sustentada no fato do Brasil abrigar a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes, iniciada no século XX e que hoje este ano completa 120 anos. Para dar uma mostra dessa cultura milenar, a Feira terá um estande central, onde serão mostradas algumas das tradições da terra do sol nascente como a cerimônia do chá, confecção de ikebana, caligrafia e origami.