Show - Amazônia na rota do jazz

A Amazônia Jazz Band (AJB) festeja hoje o Dia Internacional do Jazz com um passeio especial pela história do ritmo. O show começa às 20 horas, no Theatro da Paz, com entrada gratuita. No repertório, músicas marcantes do ritmo, como Isn’t She Lovely, de Stevie Wonder (Arr. Bill Holman); A Warm Breeze, de Sammy Nestico; Bill’s Blues, de Bill Stapleton; St. Thomas, de Sonny Rollins (Arr. Mark Taylor); Straight No Chaser, de Thelonious Monk (Arr. John La Barbera); But Beautiful, de Jimmy Van Heusem (Arr. David Metzger); Okay With Jay, de Jay Craig; Latin Import, de John Fedchock; Feels So Good, de Chuck Mangione (Arr. Jeff Tkazyik) e Pick Up The Pieces, de Roger Ball/H. Stewart (Arr. ArifMardin). “Não estamos centrados no jazz tradicional, nosso repertório será uma mistura dos clássicos do jazz e músicas populares. Todos os arranjos serão voltados para o jazz, mas tocaremos blues, samba e funk”, explica o maestro da AJB, Nelson Neves.
Além dos música da AJB, o concerto contará com participações especiais, como: Bob Freitas (guitarra), Aldelbert Carneiro (contrabaixo), Robenare Marques (piano), Johab Quadros (trompete), Adriel Silva (saxofone) e Thiago Belém (bateria). O maestro afirma que não foi fácil chegar a esse formato. “Nosso Pará é um celeiro de excelentes músicos, mas os selecionei pensando em certas músicas em que eles mostrarão a sua versatilidade e por suas experiências em tocar com Big Bands”, afirma Nelson.
O jazz nasceu nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, e ganhou popularidade nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz, um estilo musical que está associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura. O Dia Internacional do Jazz, criado e anunciado pelo embaixador da Boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pianista Herbie Hancock, é desde 2011 um momento importante na celebração do jazz devido ao seu papel diplomático na união de pessoas pelo mundo.