Imagens que surgem da poesia

O artista visual e poeta Marcílio Costa é o primeiro dos selecionados no Edital 2015 da Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará (FCP), a apresentar sua exposição. Constituída de cinco obras - sendo uma vídeoinstalação, uma série de gravuras, duas vídeoartes e uma instalação com mescla de gravuras e áudio -, a mostra “Entre o Rumor e o Silêncio” será aberta hoje, às 19h, para convidados, estudantes e público em geral. A visitação será até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h, com entrada franca. 
Segundo o artista a mostra é composta por obras em que a imagem guarda relações intrínsecas com a literatura, como a poesia. “As barreiras e/ou contornos entre as linguagens estão aqui borrados. A palavra está menos evidente formalmente e mais presente enquanto elemento fundamental para a atribuição de sentidos e conceitos. Busca uma essencialidade da poesia, pensando-a como Otávio Paz em ‘O Arco e Lira’, como uma substância inerente à arte”, define.
Marcilio Costa faz exposição de obras que abrangem seus dois campos de interesse: a poesia e as artes visuais, especialmente o vídeo e a gravura. As obras são frutos dessa busca. “Obras que nasceram, em sua maioria, da convivência com os livros, com poetas e suas palavras”, descreve Marcílio.

ORM